Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG e outras organizações latinas dialogam com o Fida projetos de desenvolvimento rural em Fórum Regional no Uruguai
WhatsApp

27 de Janeiro de 2023


Veronica Acuña
TEMAS RELACIONADOS:
acesso mercado
agricultura familiar
américa latina
contag
cooperativas
coprofam
década da agricultura familiar
fida
relações internacionais

O apoio de instituições e agências multilaterais é sempre muito bem-vindo em projetos que visam o desenvolvimento da Agricultura Familiar. Para debater iniciativas em curso na região da América do Sul, sobre possibilidades de novos projetos e outros temas nesse sentido, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) promoveu nesta semana o Fórum Campesino Regional, entre os dias 26 e 27 em Montevidéu, no Uruguai. 

Para esse diálogo, a instituição, que é ligada às Nações Unidas, convidou organizações latino-americanas representativas de Agricultura Familiar, Campesina, Indígena e de Pescadores Artesanais, e também outras instituições parceiras, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O principal objetivo do encontro foi de analisar os impactos que os projetos derivados de alianças entre Fida, organizações e governos da região têm gerado nas comunidades rurais beneficiadas, e como essas alianças podem ser aperfeiçoadas para gerarem cada vez mais resultados positivos e transformadores para a população rural.


Foto: Luiz Vicente Facco

A CONTAG participou do evento, junto a outras 40 organizações representativas da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena da América do Sul, e com uma forte delegação composta de dirigentes e agricultoras familiares. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, representaram a Confederação na atividade, acompanhados da presidente da FETAEMA, Angela Silva, e das agricultoras Francisca Eliane e Emily Chaves, que por sua vez representaram duas cooperativas que participam de um projeto fomentado pelo Fida no Brasil atualmente: a COOPERXIQUE, do Rio Grande do Norte, e a COOPERBAC, da Bahia.

A programação dos dois dias de evento foi intensa, com momentos para os participantes conhecerem e analisarem os projetos que o Fida apoia nos países latino-americanos, opinarem sobre aspectos que podem ser melhorados e debaterem como esses projetos podem seguir cada vez mais alinhados com as expectativas da Década da Agricultura Familiar e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 


Foto: Luiz Vicente Facco

Um dos pontos levantados pela CONTAG, como contou Alberto Broch, é aumentar a participação das organizações nas governanças dos projetos. “Queremos que as organizações estejam cada vez mais envolvidas em todas as etapas, do desenho à implementação dos projetos, para que eles estejam de acordo com os interesses, necessidades e expectativas da Agricultura Familiar e dos homens, mulheres e jovens que nela trabalham”, afirmou o vice-presidente, que também é presidente da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), organização que a CONTAG é filiada e que foi uma das organizadoras deste Fórum Regional.  

A secretária de Política Agrícola da CONTAG valorizou a oportunidade que o evento ofereceu de aproximação com o Fundo e de possibilitar o diálogo da CONTAG com outras organizações latinas. “Tivemos alguns trabalhos em grupo com as organizações companheiras dos países vizinhos e pudemos trabalhar juntas em proposições que podem ser consideradas pelo Fida nos próximos investimentos na região. Apesar de não sairmos com definições concretas de novos projetos ou de extensão dos projetos atuais, vemos possibilidades muito positivas de construir isso nos próximos períodos”, contou Vânia.


Cooperativas brasileiras presentes

Um dos projetos implementados com recursos do Fida no Brasil é o FO4LA, coordenado pela COPROFAM, e que alcança 12 cooperativas de agricultura familiar de quatro países: Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. As cooperativas brasileiras beneficiadas pela iniciativa são a COOPONTAL, de Pernambuco, a COOPERXIQUE, do Rio Grande do Norte, e a COOPERBAC, da Bahia, que com os recursos do projeto puderam atender algumas de suas demandas de desenvolvimento, como assistência técnica, compra de equipamentos para beneficiamento das produções dos associados e associadas, consolidação de marcas e embalagens para melhorar o acesso dos produtos aos mercados, entre outras.


Foto: Veronica Acuña

Francisca Eliane, conhecida como Neneide, foi ao Uruguai representar a COOPERXIQUE no Fórum Campesino Regional, e gostou muito da experiência. “Foi uma troca muito boa que tivemos com as outras cooperativas presentes e com as organizações, mesmo com algumas dificuldades de entender o espanhol. Trouxemos nosso café, nossas castanhas e outros produtos da cooperativa e recebemos elogios à qualidade deles. É muito bom ter um espaço como esse onde vemos que nossas reivindicações e pautas estão sendo vistas por entidades grandes como o Fida, que estão dispostos a apoiar trabalhos sérios como o que fazemos na COOPERXIQUE”, afirmou Neneide.

Alberto indicou que os feedbacks do Fida, FAO e de outras organizações presentes foram muito positivos para as apresentações das cooperativas brasileiras. “Vimos que as equipes estão impressionadas com os resultados objetivos ao longo dos últimos meses, com a implementação do FO4LA nas cooperativas. Degustaram produtos, elogiaram e houve comentários de que o trabalho desenvolvido com as cooperativas brasileiras pode ser um possível modelo a ser copiado em outros projetos”, explicou o vice-presidente da CONTAG.


Preparatório para o Fórum Campesino Global

O Fórum Campesino Regional foi uma etapa preparatória que o Fida realiza a cada quatro anos com todos os continentes em que atua para a edição global do encontro. Conhecido como FAFO, o Fórum Global busca promover uma visão mais macro da atuação da instituição nas comunidades rurais. O encontro de dois dias em Montevidéu gerou um documento com sintetização das propostas e resultados dos debates, resumindo as contribuições da América do Sul. Este documento será levado ao FAFO, previsto para acontecer em 2023.

Fonte: Gabriella Ávila - jornalista da COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico