Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
CONTAG e Federações pressionam e Comissão Mista da MP 842/2018 é instalada e já apresenta relatório
WhatsApp

08 de Agosto de 2018


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

Em dois dias, dirigentes e assessores(as) da CONTAG e das Federações fizeram grande incidência no Congresso Nacional e conseguiram dialogar, pressionar e sensibilizar boa parte dos parlamentares quanto aos efeitos negativos da Medida Provisória 842/2018.

A MP 842/2018 altera a Lei 13.340/2016 que trata da renegociação de dívidas rurais no âmbito de operações de crédito do Pronaf e revoga os artigos da Lei 13.606/2018 que permitiam descontos de até 95% no valor das dívidas, abatimentos que seriam bancados pelo Tesouro Nacional.

Ontem (07), os representantes da CONTAG e das Federações foram recebidos pelo presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e pelo líder do governo, dep. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Nesta quarta-feira, a comissão também conseguiu dialogar com líderes dos partidos e membros da Comissão Mista que foi instalada nesta tarde com o objetivo de analisar esta Medida Provisória. Depois de muito diálogo e negociação, os deputados e senadores entenderam que a MP 842/2018 traz efeitos negativos à vida dos agricultores e agricultoras familiares, deixando famílias sem acesso ao crédito para financiarem suas atividades produtivas, impactando principalmente a produção de alimentos e, consequentemente, o abastecimento do mercado interno.

Essa sensibilização dos parlamentares resultou, em tempo recorde, a instalação da Comissão Mista, a eleição do deputado Cleber Verde (PRB-MA) como presidente e do senador Fernando Bezerra (MDB-PE) como relator, a produção e apresentação do relatório, atendendo a demanda apresentada pela CONTAG e Federações de aceitar as emendas que recuperam os pontos vetados pelo governo federal, ou seja, que garantem as condições de renegociação das dívidas da agricultura familiar e que aumenta o prazo para adesão para até o dia 27 de dezembro de 2019.

Foi solicitada vista coletiva do relatório e a sessão foi suspensa até a próxima terça-feira (14), quando a Comissão pretende abrir a votação.



O presidente da comissão, deputado Cleber Verde, reconheceu que a MP 842/2018 traz prejuízos para quem produz alimentos no País. “Esta Comissão Mista trata de um tema muito importante. A MP 842/2018 traz problemas sérios para os agricultores e agricultoras familiares brasileiros”, afirmou.

Ao apresentar o relatório, o senador Fernando Bezerra confirmou que o objetivo da Comissão e do seu relatório é resgatar as condições aprovadas com a Lei 13.606/2018. “O objetivo é resgatar decisão do Congresso Nacional, que foi derrubada com edição da Medida Provisória pela Presidência da República, e reconhecemos o empenho da CONTAG, das Federações e Sindicatos nos últimos dias. Foi fundamental!”.

O relator deixou claro que, além de fazer um relatório favorável à demanda dos agricultores e agricultoras familiares, está buscando acordo com o governo federal para que a Presidência da República sancione todo o conteúdo. “A mensagem que deixo é de confiança, que o Congresso Nacional está ao lado dos agricultores e agricultoras familiares. O Brasil vem de uma profunda recessão econômica, muitas dificuldades climáticas que ocorreram no nordeste e no sul do País e é preciso que haja sensibilidade das políticas públicas. É isso que estamos fazendo. Portanto, estamos apresentando o texto para um acordo, não votamos hoje. O governo vai se debruçar sobre a nossa proposta e esperamos que na terça-feira possamos construir um acordo que possa levar à sanção do presidente da República para que possamos trazer essa palavra de apoio e alívio aos agricultores e agricultoras familiares e produtores de uma forma geral”, disse o senador Fernando Bezerra.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, acompanhou de perto das negociações dos últimos dois dias e os acordos para o conteúdo do relatório do senador Fernando Bezerra. O dirigente agradeceu o esforço conjunto dos representantes das Federações. “Apesar de a luta não ter acabado, de continuarmos vigilantes até a votação, é preciso valorizar e reconhecer o empenho de todos e todas dirigentes das Federações que estiveram aqui conosco nos últimos dias, com agenda intensa de audiências, visitas aos gabinetes e negociações para garantir, em tempo recorde, avanços para os agricultores e agricultoras familiares de todo o País”, ressaltou Aristides. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico