Com muita alegria e animação, a partir de hoje (18) até quinta-feira (21), aproximadamente 200 jovens de todo o Brasil estarão reunidos para a 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural.
“São cinco congressos da CONTAG consecutivos que a juventude se reúne em plenária para fazer esse momento de preparação. Mas, mais do que isso, vocês trazem aqui sonhos, esperança e inquietações para que consigamos fazer as mudanças necessárias. Sem os jovens nos Sindicatos, nós não temos como transformar a organização sindical lá na Federação e aqui na CONTAG. Então, é importante refletir e tratar das inquietações e dificuldades que vocês ainda vivem,” compartilha o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Com o tema "Sucessão rural e sindical, fortalecer a luta para colher conquistas", a Plenária faz parte da construção do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14° CNTTR).
“É uma alegria muito grande realizar essa 5ª Plenária. Nós estamos aqui reunidos para debater o nosso plano de lutas e construir um Congresso representativo e favorável. Nós, juventude rural, precisamos continuar lutando e reafirmando que queremos ficar no campo, mas queremos ficar com qualidade. Por isso, precisamos estar aqui lutando, trazendo os nossos anseios. Para que essas políticas públicas virem realidade”, fala a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mônica Bufon.
Com uma intensa programação, o dia contou com momentos de descontração, danças, cantigas, rodas e os painéis Conjuntura Política: Juventude em luta para compreender e transformar o mundo e Sucessão rural e sindical, fortalecer a luta para colher conquistas.
O primeiro painel contou com a exposição da diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Socorro Silva. A painelista abordou reflexões sobre o cenário atual a partir do contexto que atravessa cotidiano da juventude do campo, da floresta e das águas.
O segundo painel foi composto pela secretária Mônica Bufon e o presidente Aristides Santos, que abordaram a importância da sucessão rural para o fortalecimento do MSTTR, a necessidade de condições efetivas para os jovens dentro da organização político-sindical e o papel estratégico da juventude na construção do bem viver.
Sucessão rural e sindical, fortalecer a luta para colher conquistas!
Confira aqui as fotos da Plenária
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG