Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
CONTAG e Federações avançam nas negociações contra os efeitos da MP 842/2018
WhatsApp

07 de Agosto de 2018


Jorge Alexandre Costa
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações filiados seguem firmes na luta pela recuperação das condições de renegociação das dívidas dos agricultores e agricultoras familiares.

A Medida Provisória 842/2018 altera a Lei 13.340/2016 que trata da renegociação de dívidas rurais no âmbito de operações de crédito do Pronaf e revoga os artigos da Lei 13.606/2018 que permitiam descontos de até 95% no valor das dívidas, abatimentos que seriam bancados pelo Tesouro Nacional.

Para a CONTAG, ao apresentar esta MP, o Governo Federal desfez decisão do Congresso Nacional de ampliar a possibilidade de os agricultores(as) familiares renegociarem suas dívidas e, pela primeira vez, de terem rebate nas parcelas do Pronaf quando pagas em dia.

É urgente que senadores e deputados federais analisem com celeridade a MP 842/2018, pois os efeitos para milhares de agricultores(as) familiares no País é trágico, deixando famílias sem acesso ao crédito para financiarem suas atividades produtivas, impactando principalmente a produção de alimentos e, consequentemente, o abastecimento do mercado interno.

Para isso, dirigentes da CONTAG e das Federações realizaram um dia de luta no Congresso Nacional, participando de audiências e dialogando com deputados e senadores na tentativa de sensibilizá-los sobre os impactos negativos, caso a MP 842/2018 seja aprovada com o texto atual.

A comissão foi recebida pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pelo líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Estas agendas também contaram com a presença de deputados e senadores sensíveis à pauta da agricultura familiar, como os deputados Assis do Couto (PDT-PR), Heitor Schuch (PSB-RS), Bohn Gass (PT-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Jerônimo Goergen (PP-RS); além dos senadores Humberto Costa (PT-PE), Fátima Bezerra (PT-RN), Ana Amélia (PP-RS).



Em todas as agendas do dia, a comissão defendeu que a Comissão Mista para analisar a MP 842/2018 seja de fato instalada amanhã (08), que sejam indicados o presidente e o relator e que a análise da matéria seja feita com celeridade. “A CONTAG sempre defendeu a rejeição da MP 842/2018 ou que sejam aprovadas as emendas que recuperam as condições de renegociação dos agricultores e agricultoras familiares. O líder do governo já nos adiantou que dificilmente o governo aceitará a rejeição, mas que abrirá uma negociação boa para todos os lados”, informou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Ao final desta intensa agenda no Congresso, o presidente da CONTAG avaliou que a mobilização foi bem positiva. “O dia foi bem produtivo, fomos atendidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e pela liderança do governo, e tivemos o apoio de muitos parlamentares. Avançamos nas negociações. Amanhã vamos acompanhar a instalação da Comissão e dialogar com os membros”, avaliou Aristides. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico