O dia 1º de Maio é marcado historicamente como o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em todo o mundo, data dedicada à reafirmação da luta da classe trabalhadora, como melhores condições de trabalho, melhores salários e também de reconhecimento. No Brasil não é diferente! Anualmente, as centrais sindicais unem-se em torno de uma pauta conjunta e nos últimos anos estão realizando atos unificados.
Em 2024, as centrais sindicais CUT, CTB, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB e Intersindical organizaram o ato nacional no Estacionamento Oeste da Neo Química Arena, Estádio do Corinthians, a partir das 10h, com a presença confirmada do presidente Lula, de diversas autoridades e atrações musicais. Também serão realizados atos nos demais estados. Neste ano, o tema do 1º de Maio é "Por um Brasil mais justo".
As pautas de luta unificadas são o emprego decente, a correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna. A retomada da Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo continua como bandeira de luta dos trabalhadores e trabalhadoras.
A CONTAG, Federações e Sindicatos entregaram uma pauta de reivindicação do 24º Grito da Terra Brasil ao presidente Lula no dia 03 de abril e várias das propostas visam melhorar as condições de vida, trabalho e renda dos homens e das mulheres do campo, da floresta e das águas que trabalham diariamente na produção de alimentos saudáveis, na conservação ambiental e em outras atividades que contribuem para o desenvolvimento do País. Nesse sentido, reforçamos o nosso papel de lutar pelos direitos e reconhecimento da importância dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.