Celebrar o Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural não é apenas reconhecer a importância dessa categoria fundamental para o País. É uma data para darmos visibilidade ao importante papel desempenhado por essas pessoas e reforçar o nosso compromisso na defesa pela garantia e manutenção de direitos e por melhores condições de vida e trabalho.
Esse é um dia de luta de quem prepara a terra, semeia, cultiva e colhe os alimentos que chegam à nossa mesa; de quem cuida dos animais, tira o leite, produz queijo, doce, geleia; de quem confecciona artesanatos com o que a natureza oferece. Enfim, dia de quem mantém os territórios rurais vivos, ativos e produtivos.
A CONTAG tem orgulho de representar os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, de ser a voz dos povos do campo, da floresta e das águas. Assim como tem orgulho de todo o legado que acumulamos há mais de 60 anos, com conquistas de políticas públicas que trouxeram dignidade e desenvolvimento rural sustentável e solidário, como o direito aos benefícios previdenciários equiparados aos trabalhadores urbanos; o reconhecimento de agricultores e agricultoras familiares como categoria profissional; programas como o Pronaf, Garantia Safra, habitação rural, crédito fundiário, PAA, Pnae, Luz para Todos e Água para Todos; avanços na política de educação do campo; de saúde dos povos do campo, da floresta e das águas, entre outras.
Portanto, o nosso compromisso é fazer do campo um lugar de vida, e vida digna; e garantir que as famílias agricultoras permaneçam nos seus territórios, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e a cultura local.
A CONTAG parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras rurais pelo seu dia e reafirma que, sem sindicato, o direito não chega. Sem sindicato, os povos do campo, da floresta e das águas ficam sem voz.