A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando capacitações através das Oficinas de Base em diferentes estados brasileiros. Nos dias 09 a 11 de julho foram realizadas em Pernambuco e Bahia, com representantes do movimento sindical em debates e com o apoio e participação do SENAR.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
BAHIA
Foto: Comunicação FETAG-BA
No município de Irecê cerca de 71 participantes, representantes dos 23 sindicatos, Fetag-BA e CONTAG, além do deputado federal Daniel Almeida, estiveram reunidos. A Confederação foi representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelo assessor Givanilson Silva.
Foram estabelecidos como compromissos prioritários o trabalho de base; organização da Produção e comercialização com agroecologia e ATER; fortalecimento das políticas públicas para a agricultura familiar; sustentabilidade político-financeira (oferecer serviços como CCIR/ITR e acesso a políticas como a emissão de CAF): fortalecimento do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e Contag) e Comunicação.
PERNAMBUCO
Foto: Comunicação FETAPE
Cerca de 80 participantes, representantes dos Polos Sindicais Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco, da FETAPE, dos 17 sindicados e da CONTAG estiveram reunidos no município de Salgueiro. A Confederação foi representada pelo presidente Aristides Santos e pelo assessor Ronaldo Ramos.
Os dois Polos Sindicais estabeleceram acordos relacionados a três prioridades com respectivas ações: fortalecimento da agricultura familiar - melhoria do acesso ao crédito, à terra e à agua e organização da produção com foco em feiras agroecológicas; eleições 2024 - identificação e apoio às candidaturas orgânicas e comprometidas com o MSTTR; sustentabilidade político-administrativo-financeira - fortalecimento da Campanha Nacional de Sindicalização "Sindicato de Portas Abertas", combate aos atravessadores e ampliação das parcerias.
Durante as oficinas no estado, a FETAPE tem investido especificamente nas estratégicas de comunicação. O momento tem o papel fundamental da socialização da política sindical, orientação dos processos eleitorais, bem como das ações de enfrentamento aos desafios postos às entidades do Sistema Confederativo.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG