Na manhã de sábado, dia 05 de abril, foi realizada a Peregrinação Interdiocesana da Fraternidade, em Orocó/PE. O evento, que reacende a discussão sobre a realidade vivida pelos reassentados e reassentadas do Sistema Itaparica, reuniu fieis, autoridades e representantes da FETAPE, CONTAG, CUT e STTRs do Polo Sindical do Submédio São Francisco.
A mobilização está interligada com a Campanha da Fraternidade, que tem como tema este ano: "Fraternidade e Ecologia Integral", e teve como foco a preservação do Rio São Francisco e a solidariedade aos cerca de 50 mil atingidos pela barragem de Itaparica, que há mais de 30 anos aguardam soluções definitivas para problemas estruturais dos reassentamentos.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, compartilhou que “este momento é importantíssimo de luta dos reassentados e reassentadas do Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, que até hoje sofrem com a inconstância e dificuldades no acesso à água e energia elétrica. Então, nós estamos nas ruas para apoiar e cobrar a urgente necessidade de políticas voltadas para estas famílias.”
Durante a caminhada, organizada pelas dioceses de Petrolina, Floresta, Afogados da Ingazeira e Salgueiro, em Pernambuco, e pelas dioceses de Paulo Afonso e Juazeiro, na Bahia, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais aproveitou a ocasião para reivindicar os direitos das agricultoras e dos agricultores reassentados da Barragem de Itaparica.
A peregrinação teve início às margens do Rio São Francisco, com orações e reflexões sobre a preservação da Casa Comum, passando por ruas da cidade e realizando, ao menos, quatro paradas. O percurso foi finalizado no Ginásio Poliesportivo, onde ocorreram homenagens aos projetos de irrigação do Sistema Itaparica.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG