Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRITO DOS/AS EXCLUÍDOS/AS
29º Grito dos Excluídos e Excluídas: “VOCÊ TEM FOME E SEDE DE QUÊ?”
WhatsApp

05 de Setembro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
7 de setembro
campanha da fraternidade
grito dos excluídos

Este será o 29º ano da realização do Grito dos Excluídos e Excluídas. Tradicionalmente, no dia 7 de setembro, a ação destaca o tema da Campanha da Fraternidade, demandas urgentes focadas no acesso às políticas públicas, seja de combate à fome, à violência contra o povo preto e pobre nas periferias, contra os povos indígenas, à violência contra as mulheres e à população LGBTQUIA+. Demandas também que dizem respeito aos territórios indígenas e quilombolas e pela garantia dos direitos à moradia digna, reforma agrária e urbana, ao trabalho, à educação, saúde, cultura e lazer; e, sobretudo, que promovam o fortalecimento da democracia e da soberania e apontem para a construção de um projeto de sociedade onde a economia esteja a serviço da vida.

Nesse sentido, a CONTAG sempre integra anualmente as ações e ajuda na sua divulgação e realização. E, mais uma vez, orienta as suas Federações e Sindicatos a se integrarem aos diversos atos planejados para o dia 7 de setembro nos estados e municípios para fortalecer a luta vinculada à temática deste ano: “Você tem fome e sede de quê?”

Para dialogar melhor sobre a importância desse tema, compartilhamos abaixo a nota divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em apoio ao 29º Grito dos Excluídos e Excluídas:


Carta de Apoio ao 29º Grito dos Excluídos e Excluídas 2023

Senhores (Arce) Bispos, Religiosos (as), Agentes de pastorais e Lideranças! 

O Grito dos Excluídos e Excluídas chega ao seu 29º ano, com força e disposição renovadas, como fruto do gesto concreto da 2ª Semana Social Brasileira – “Brasil: Alternativas e Protagonistas”. O primeiro Grito aconteceu em 1995 com o lema: A Vida em Primeiro Lugar!, tendo como referência a Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema era “Fraternidade e Excluídos”. 

Em 1996, a 34ª Assembleia Geral da CNBB, Itaici/SP, 17 a 26 de abril, determina que “O Grito dos Excluídos será celebrado anualmente, em nível nacional, no dia 07 de setembro, retomando preferentemente o tema da Campanha da Fraternidade” (Documentos da CNBB 56, nº 129). 

Nos anos que seguiram, VIDA EM PRIMEIRO LUGAR! se torna o tema permanente do Grito e nos coloca o desafio e a possibilidade de reconstrução do país. Reconstrução que vai além de atender as demandas tão urgentes com políticas públicas, seja de combate à fome, à violência contra o povo preto e pobre nas periferias, contra os povos indígenas, à violência contra as mulheres e à população LGBTQUIA+. Mas que passa também pelo respeito aos territórios indígenas e quilombolas e pela garantia dos direitos à moradia digna, reforma agrária e urbana, ao trabalho, à educação, saúde, cultura e lazer. Reconstrução que, sobretudo promova o fortalecimento da democracia e da soberania e aponte para a construção de um projeto de sociedade onde a economia esteja a serviço da vida. 

O lema do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas 2023 nos indaga e nos convida a refletir “VOCÊ TEM FOME E SEDE DE QUÊ?”, abrindo a possibilidade de enraizar nossa escuta cada vez mais. Adentrar pelos becos e favelas no campo e na cidade para, em mutirão, respondermos a essa pergunta e ao mesmo tempo buscar soluções. 

O Grito, enquanto construção coletiva, nos ensina que só com a participação popular, de baixo para cima, é que podemos discutir e encontrar as soluções. 

Nesses 29 anos do Grito dos Excluídos e Excluídas continuamos lutando para que a vida esteja sempre em primeiro lugar. E para isso nossa fome e sede de justiça precisam ser saciadas com a fartura e a generosidade que nosso povo tanto nos ensina. 

E que, num grande Mutirão pela Vida, somado aos mutirões da 6ª Semana Social Brasileira mobilizados pelas Igrejas, pastorais, organismos, movimentos populares e pessoas de boa vontade, possamos defender e garantir os direitos dos pobres e marginalizados. É marca histórica do Grito, desde seu início, a defesa da democracia e da soberania dos povos! 

Convidamos a todos e todas a apoiarem e assumir o 29º Grito dos Excluídos e Excluídas em nível local, regional e nacional. Que o Grito desperte em nós a indignação contra toda forma de injustiça e violência contra a vida e fortaleça a esperança e a unidade na construção do Reino de Deus que começa aqui agora e na luta pelo Bem Viver e da Terra Sem Males.

Dom José Valdeci Santos Mendes

Bispo de Brejo/MA

Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora/CNBB

Clique AQUI para baixar a Carta da CNBB.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico