O dia 7 de setembro é um feriado nacional que celebra a “Independência do Brasil”. Também é uma data marcada por desfiles militares, de estudantes e bandas e por manifestações da sociedade, a exemplo do Grito dos Excluídos e Excluídas, que acontecem na capital federal e em várias cidades pelo País. E, em 2024, essa ação popular completa 30 anos, sempre destacando a vida em primeiro lugar.
No entanto, vivemos nos últimos anos uma forte tentativa de silenciar as vozes da população e, inclusive, de ameaçar a democracia. Estamos num momento de reconstrução e retomada do desenvolvimento, do estado democrático de direito e de fortalecimento de bandeiras fundamentais para a nossa vida.
Ainda temos muitos desafios e muitas políticas para reconstruir. Neste 7 de Setembro nos somamos à luta por terra, território, soberania, moradia, saúde, educação, trabalho e justiça. E também reforçamos o lema do Grito dos Excluídos 2024: “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?” Afinal, um país “independente” precisa garantir os direitos fundamentais para que o seu povo tenha vida digna.
Que possamos juntar as nossas vozes neste dia para lutar por um Brasil realmente independente, conforme a nossa Constituição, que todos(as) sejam iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, com garantia do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e aos direitos sociais. Portanto, um País com emprego, renda, democracia, liberdade de expressão, sem violência e discriminação. Um Brasil melhor para toda a população!