A luta continua! Nesta terça-feira (27) foi realizada a primeira reunião da mesa de diálogo entre membros do governo federal, estadual e representantes do Sistema Itaparica. No primeiro momento foram abordadas soluções para a crise hídrica e energética.
O coordenador do Polo Sindical, José Dionísio, avaliou que “foi uma reunião muito positiva para nós. Dela, saiu uma série de encaminhamentos para começar a enfrentar os problemas emergenciais dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica. Estamos ansiosos para que as solicitações feitas sejam efetivamente colocadas em prática.”
Para o diretor de Política da Terceira Idade da FETAPE, Adimilson Souza, “nós gostamos da reunião, dos encaminhamentos que foram feitos, da seriedade das pessoas que estavam ali, representando os governos e da condução das discussões. Sabemos, também, que o Governo Federal precisa agilizar as medidas pra minimizar, concretamente, alguns problemas emergenciais."
O Governo Federal foi representado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, pela Secretária-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, e representantes e membros do corpo técnico do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Ministério de Minas e Energia, da Advocacia-Geral da União, da Codevasf, entre outros.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, avalia que “a reunião foi importante porque foi o momento de instalação da mesa, que havia sido criada em janeiro. Apesar dos encaminhamentos, a CONTAG entende que o governo poderia ter feito uma melhor entrega, com anúncios concretos de enfrentamento à situação, por exemplo sobre as omissões e injustiças cometidas pela Chesf e o pagamento da dívida com a neoenergia.”
A partir desta audiência, foi estabelecido que, no dia 30 de agosto, será realizada uma reunião preparatória híbrida para definir a data da segunda reunião da mesa de diálogo.
“Este segundo momento será feito em Pernambuco ou na Bahia, ou seja, dentro do perímetro irrigado. Será uma reunião decisiva para conhecer de perto as problemáticas, estruturar melhor os encaminhamentos e assegurar a implementação de medidas, com um plano de trabalho apresentado pela Secretaria-Geral da Presidência da República”, continua o presidente.
Os agricultores e agricultoras familiares solicitaram a aprovação do PLN que assegure e garanta recursos definitivos, a conclusão do Projeto Jusante/BA e providências sobre serviços de energia e faturas em atraso.
“Além do Governo Federal, nós precisamos também de uma atuação mais forte do Congresso Nacional para aprovar o PLN. É necessário que os parlamentares entendam verdadeiramente a grandeza do problema, por isso os deputados que participaram da mobilização ficaram com a missão de articular este avanço para os nossos companheiros e companheiras,” finaliza Aristides.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG