Hoje, dia 01 de maio, é celebrado o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Esta data é dedicada a reafirmar a luta de toda a classe trabalhadora por melhores condições de trabalho, melhores salários e também de reconhecimento.
Em específico, a CONTAG relembra aquelas e aqueles que estão no campo, na floresta e nas águas, enfrentando sol, chuva, longas distâncias e, muitas vezes, invisibilidade. Mas, que apesar dos desafios, seguem em pé porque a agricultura familiar é força, força, cuidado com a terra, com as pessoas e ancestralidade.
“Ao longo dos 61 anos da CONTAG, conseguimos importantes avanços, como mais políticas públicas, aposentadoria, crédito, acesso à terra, educação do campo. Mas, apesar destas conquistas, a jornada ainda é longa. Ainda enfrentamos a concentração de terras, o avanço do agronegócio predatório e a falta de investimentos”, destacou a presidenta da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Ainda hoje, milhares trabalhadores e trabalhadoras do campo, da floresta e das águas brasileiros sofrem com a falta de reconhecimento, valorização e justiça. São inúmeras injustiças que atingem e atacam estes homens e mulheres diariamente.
Por isso, em especial nesta data representativa, a CONTAG reafirma que os agricultores e agricultoras familiares são o presente e o futuro. São eles que alimentam a população brasileira, transformam a economia e lutam pela soberania alimentar.
“Especialmente neste dia, nós celebramos mas também denunciamos porque lutar por quem trabalha no campo é lutar por um Brasil mais justo, sustentável e solidário”, reafirma Vânia Marques Pinto.
Viva o trabalho de quem faz o Brasil acontecer de verdade!