No seminário sobre Mercados para Produtos Orgânicos e Agroecológicos, que debateu a participação da agricultura familiar em feiras nacionais e internacionais, ocorrido em agosto, em Fortaleza, os empreendedores foram despertados para questões estratégicas durante a comercialização.Discutiram também a importância de compreenderem como funcionam os vários tipos de mercados e a necessidade de apresentar ao comprador o diferencial de seus produtos, o que vem agregado a eles. Depois dessa troca de experiências e com a proximidade do evento, eles já estão discutindo o potencial de seus produtos, a apresentação das embalagens, a produção, a logística e tantos outros fatores que precisam estar definidos na hora da comercialização. Eles sabem que cada detalhe é importante e que a boa comunicação pode significar umanegociação. A 2ª Edição da Sala Nordeste &Cerrado é uma realização da GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica), DED (Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social), Fundação Konrad Adenauer, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza ), Ministério de Desenvolvimento Agrário, Projeto Dom Hélder Câmara, Ministério da Integração Nacional e Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba. Para este ano, serão 130 expositores, sendo 85 do Nordeste e 45 do Cerrado, que através de suas redes envolvem mais de 8 mil famílias. No ano passado, 31 empreendedores participaram da iniciativa. Lá, muitos realizaram contatos que, posteriormente, transformaram-se em negócios. A BioFach é a maior feira de produtos orgânicos e naturais do mundo, realizada, anualmente, em fevereiro, pela empresa alemã Nürnberg Messe GmbH, em Nürnberg, Alemanha. No Brasil, já ocorreu durante três anos consecutivos no Rio de Janeiro, e um em São Paulo, sendo as duas primeiras edições do âmbito nacional e as seguintes com a abrangência Latino-Americana. Fonte: Assessoria de Imprensa Sala Nordeste & Cerrado Ana Célia Floriano - (81) 99244575