Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Pesquisas para agricultura familiar são apresentadas em evento da CONTAG
WhatsApp

27 de Fevereiro de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

A Embrapa participa da Jornada Temática da Organização da Produção e Meio Ambiente, evento realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no período de 24 a 27 deste mês, no Hotel Rio Mar, em Macapá (AP). O principal objetivo do evento é capacitar os participantes para potencializar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário como principal bandeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na melhoria da realidade dos trabalhadores da agricultura familiar.

A programação consta de palestras e mesas-redondas seguidas de debates, grupos de trabalho e elaboração de uma agenda de trabalho. A abertura aconteceu na manhã de terça-feira, 24/2, no Hotel Rio Mar, reunindo dirigentes da Contag, da Fettagrap, de sindicatos de trabalhadores rurais do Amapá, Pará e Tocantins, e representantes das diversas instituições parceiras do evento, entre eles a pesquisadora Ana Euler e o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Amapá, Gustavo Castro.

Pesquisa Agropecuária - A partir das 14 horas desta quarta-feira, 25/2, o pesquisador Zare Augusto Brum Soares, do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), da sede da Embrapa, e o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Junior, farão uma apresentação na mesa-redonda intitulada "O Papel da Pesquisa Agropecuária no Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e a Política da Territorialidade", moderada pela Contag. Na oportunidade, serão expostas as ações e projetos da Embrapa vinculados à agenda do desenvolvimento regional, tendo por foco a agricultura familiar na região amazônica. Esta mesa é voltada a promover o debate sobre o papel da Embrapa na aproximação do seu foco de pesquisa com a realidade da agricultura familiar nos territórios, conforme prevê o acordo de cooperação técnica firmado com a Contag em 2012.

Como parte da programação, no primeiro dia do evento foram divulgadas as atividades do calendário 2015 da Contag, como o 3o Festival da Juventude Rural (abril), o 21o Grito da Terra Brasil (maio), a 5a Marcha das Margaridas (agosto) e a 3a Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (novembro). Na tarde de terça-feira, 24/2, a equipe regional da Contag apresentou painéis sobre a contextualização do rural brasileiro e implicações no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; e A Política de Desenvolvimento Territorial e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Na manhã desta quarta-feira, 25/2, o painel tem como tema Mudanças na organização produtiva e a crescente demanda ambiental.

Na etapa do planejamento da estratégia de atuação regional, a Contag e instituições parceiras vão mapear e qualificar as organizações (associações, cooperativas, sindicatos, Oscips, entre outras) da agricultura familiar e levantar principais desafios e oportunidades na atuação territorial; construir estratégias de atuação conjunta para superar desafios e fortalecimento da agricultura familiar; mapear e qualificar as organizações político-sociais-econômicas da Agricultura Familiar nos Territórios, por unidade da federação para definir linhas de ação; relacionar os principais desafios e as oportunidades; e elaborar o Planejamento a partir dos desafios e experiências apresentadas anteriormente. Para realizar esta atividade os participantes serão distribuídos em 3 grupos. Na manhã do terceiro dia do evento, será elaborada a agenda de compromissos com atribuições estadual e regional. O evento conta também com a participação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

FONTE: Embrapa Amapá - Dulcivania Freitas



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico