A CONTAG entrou na reta final da realização de Oficinas Regionais sobre Cooperação Internacional em Agroecologia e Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN). A penúltima oficina aconteceu em Belém/PA nos dias 3 e 4 de maio e reuniu representantes de todas as Federações da Regional Norte e uma grande delegação do Pará, estado que sediou a atividade.
Essas oficinas regionais estão sendo coordenadas pela Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais e pela Secretaria de Política Agrícola da CONTAG. O objetivo é debater a política internacional da CONTAG, a organização da produção, os desafios para o acesso a mercados, compreender melhor como estão as negociações comerciais internacionais, especialmente referente à Organização Mundial do Comércio (OMC), ao Acordo Mercosul e União Europeia, entre outros, e os impactos na agricultura familiar.
“Fizemos uma grande oficina no Pará. O debate foi bem intenso, com propostas inovadoras do ponto de vista dos desafios que a CONTAG e o movimento sindical têm no debate do seu papel no mundo e, ao mesmo tempo, do seu papel na organização da produção, especialmente no momento em que a CONTAG passa a representar especificamente a agricultura familiar”, avaliou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch.
Nos dias 15 e 16 de maio será encerrada essa jornada com a realização da Oficina Regional Sul, que ocorrerá em Florianópolis/SC, na sede da FETAESC.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi