Com a declaração da Década da Agricultura Familiar pelas Nações Unidas, esta agenda está em destaque em todo o mundo. Nesta segunda-feira (18) foi o lançamento da Década da Agricultura Familiar no Peru, que foi realizado durante XXI Convenção Nacional da Agricultura Peruana (Convención Nacional del Agro Peruano) - Conveagro, que é uma espécie de mesa de organizações representativas da agricultura familiar neste país, a qual a Confederação Campesina do Peru (CCP), filiada à Coprofam, integra.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que é o presidente da COPROFAM e vice-presidente do Fórum Rural Mundial (FRM), esteve presente no evento e disse que fizeram um lançamento muito especial, no Centro de Convenções de Lima, com dezenas de organizações, com mais de 150 lideranças de todo o Peru, com a presença do ministro da Agricultura, da ministra do Meio Ambiente, de várias autoridades de outros ministérios, com representação da FAO e do FIDA, e em especial com a presença do presidente da República, Martin Vizcarra Cornejo, que declarou oficialmente lançada a Década da Agricultura Familiar no Peru.
Alberto Broch fez uma fala na abertura oficial do evento. Nos enche de orgulho participar de mais um lançamento da Década da Agricultura Familiar na América do Sul. O Peru foi o terceiro país. O primeiro foi a Bolívia e o segundo o Brasil. E já temos vários lançamentos agendados em toda a região do Mercosul Ampliado.
Broch acredita em bons avanços ao longo da Década da Agricultura Familiar. Nós esperamos com esse lançamento que a Década se torne conhecida e nós queremos responsabilizar os governos nesses lançamentos, bem como os Parlamentos, para que se comprometam e valorizem a agricultura familiar, as políticas públicas, o desenvolvimento. Esse tema também precisa estar relacionado à garantia da soberania e segurança alimentar, com o fim da pobreza, com uma sociedade mais justa, mais igualitária, e uma agricultura que traga mais valorização para o homem e a mulher do campo. Que possamos construir sistemas alimentares mais sadios levando para uma transição mais agroecológica e sustentável na produção de alimentos, defendeu.
Após o lançamento, foi iniciada, de fato, a XXI Convenção Nacional da Agricultura Peruana, que acontecerá até hoje (19). Na programação, constam painéis sobre mulheres e jovens rurais, apresentação de produtores, articulação comercial e serviços públicos setoriais, experiências exitosas da agricultura familiar vinculadas à agroexportação, financiamento do setor rural, desafios do setor e perspectivas, políticas públicas para consolidar a agricultura familiar.
Antes de participar dessa atividade, Alberto Broch contribuiu com o Curso de Formação de Líderes realizado também em Lima, pela Confederação Campesina do Peru (CPP), fazendo painéis e participando do curso em si. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi