A iniciativa faz parte de uma ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (MSTTR) que a cada quatro anos reúne o público da 3ª idade para ouvir seus anseios e demandas.
Outubro é o mês da Pessoa Idosa e a FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná) está mobilizando toda a sua base para participar da Plenária Estadual da Terceira Idade e da Pessoa Idosa que começa amanhã, às 19h30, em Pontal do Paraná, na Praia de Leste (litoral). Com o tema “Da raiz ao saber para florescer bem viver”, a Federação pretende reunir cerca de 500 idosos de todo o Estado, de 29 a 31 de outubro, com o objetivo de debater temas em torno da pessoa idosa, como a dificuldade de acesso a políticas públicas, a violência e a discriminação, o descumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, o endividamento extremo, a saúde mental, entre outros.
A iniciativa faz parte de uma ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (MSTTR) que a cada quatro anos reúne o público da 3ª idade para ouvir seus anseios e demandas para, com isso, construir novas ações e proposições para os próximos anos de ação sindical. “Nestes três dias estaremos com a nossa escuta aberta para que possamos saber o que nossos agricultores e agricultoras familiares querem para ter um envelhecimento ativo e saudável no campo, na floresta e nas águas”, afirma a secretária de Políticas para a Terceira Idade da FETEP, Ivone de Souza. A expectativa é de que sejam três dias de grandes trocas, aprendizados e valorização dos saberes e culturas populares.
Todas as proposições levantadas e trazidas pelo Paraná, durante eventos regionais de 3ª idade, serão apresentadas na 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, marcada para acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro, em Luziânia/GO. Lá todo o Sistema Confederativo da CONTAG (STTRs, FETAGs e CONTAG) estará reunido e deverá mobilizar 800 agricultores e agricultoras familiares dos 26 estados e do Distrito Federal. No Paraná, o MSTTR tem a FETAEP como representante e na esfera nacional a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares).
A Plenária Estadual da Terceira Idade e da Pessoa Idosa encerra uma grande rodada de Plenárias Regionais pelo Paraná. Durante todo mês de outubro a FETAEP passou por Londrina (Regional Norte), Icaraíma (Noroeste Umuarama), São Jorge D’Oeste (Regional Sudoeste), Toledo (Regional Oeste), Umuarama (Regional Noroeste Umuarama), Araruna (Regional Campo Mourão), Ivaiporã (Regional Vale do Ivaí), Curitiba (Regional Curitiba), Sapopema (Regional Norte Pioneiro), Paranavaí (Noroeste Paranavaí) e em Prudentópolis (Regional Centro Sul).
Vale saber - A CONTAG, as FETAGs e os STTRs estão reforçando seu compromisso com as pessoas idosas, responsáveis pelos saberes ancestrais de cultivo da terra, pelo cuidado com as sementes e as ervas medicinais, pela produção de alimento. Precisamos valorizá-los e defender seus direitos, além de estimular que participem do movimento sindical e se sintam pertencentes a ele”, comenta a vice-presidente da FETAEP, Ivone Francisca de Souza, que é responsável pela Secretaria de Terceira Idade da Federação.
Fonte: Comunicação FETAEP