Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, o Auditório Margarida Alves, em Brasília, foi sede da Oficina Nacional sobre Gestão Administrativa, Financeira e Contábil. O principal objetivo do evento foi atualizar e unificar procedimentos administrativos, financeiros e contábeis para fortalecer a gestão transparente e democrática da CONTAG, Federações e Sindicatos, além de discutir as mais recentes alterações na legislação contábil.
Os temas abordados incluíram a sustentabilidade político-financeira, o fortalecimento das entidades sindicais e questões específicas, como o eSocial, EFD, ECF, REINF, DCTF Web e segurança e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, afirmou durante a abertura que “precisamos valorizar muito os responsáveis financeiros das entidades, porque eles possuem o papel fundamental de registrar e contabilizar tudo aquilo que chega dos nossos agricultores e agricultoras familiares. Para além disso, o dever importante de prestar contas sobre como estão sendo investidos esses valores. E como as coisas mudam muito, as inovações chegam a todo momento, precisamos sempre estar nos atualizando e foi para isso que nós convidamos todos.”
A realização desta oficina nacional reflete a importância de aprimorar a gestão das entidades sindicais rurais, garantindo maior eficiência, transparência e sustentabilidade político-financeira; e contou com a presença de cerca de 77 pessoas, entre dirigentes de Finanças das Federações e Sindicatos, contadores e assessores.
PROGRAMAÇÃO
Durante os três dias, os/as participantes puderam contribuir com debates sobre a contabilidade, o Plano de Contas Unificado (PCU), SPED, eSocial, FGTS Digital e Segurança, CAEPF, ITR, fluxo de caixa no SisCONTAG, convênios, Fundo de Amparo Social e Saúde no Trabalho (SST); as mudanças na legislação previdenciária, REINF e no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF); e analisar a conjuntura nacional, seus impactos na sustentabilidade político-financeira das entidades e a evolução da contabilidade sindical rural.
Também foram abordadas ações judiciais, atualização de autorizações do convênio INSS/CONTAG e o cenário da arrecadação sindical.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG