Nos dias 19, 25 e 26 de novembro foi realizada a segunda jornada de Oficinas de Monitoramento e Avaliação das Ações da Campanha Nacional de Sindicalização Sindicatos de Portas Abertas, por plataforma digital. O objetivo foi acompanhar, avaliar e estimular a implementação das ações da campanha e os resultados parciais alcançados entre janeiro e novembro de 2021.
A metodologia adotada pela CONTAG foi a mesma da primeira jornada, realizada em julho, dividindo as 27 Federações em três grupos para que fosse possível fazer uma boa escuta e um bom debate com a participação de todos e todas. No dia 19, participaram os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. No dia 25, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. No dia 26, aconteceu com os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O público prioritário foi a Diretoria ampliada, assessoria, funcionárias(os) das Federações; coordenadores(as) e assessores(as) Regionais da CONTAG; coordenadores (as) e assessores(as) de Polos e Regionais Sindicais; dirigentes, lideranças e funcionários(as) dos Sindicatos e Delegacias Sindicais responsáveis diretos pelas ações da campanha; Comissões Estadual e/ou Municipais de Mulheres; Comissão Estadual da Juventude; Coletivo Estadual da Terceira Idade; Rede de Educadores e Educadoras Populares; e Coletivo Nacional de Comunicação.
Ao longo desses três dias, a CONTAG vivenciou mais um bom momento de escuta sobre a realidade dos estados, principalmente em tempos de pandemia, já com sinais de melhora do cenário com o avanço da vacinação. Dialogamos sobre as ações realizadas, os desafios, as estratégias de enfrentamento e resultados obtidos até o momento. Foi uma experiência fantástica ver que as Federações e Sindicatos abraçaram a Campanha Nacional de Sindicalização, ver que estão motivadas para o próximo ano e ver que estamos no caminho certo, avaliou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.
Nessa escuta, foi possível identificar como avanços o aumento no número de sindicalizados(as), de adesões dos Sindicatos ao SisCONTAG e ao Fundo de Amparo Social, investimento em comunicação, empenho na regularização das entidades sindicais, na realização de jornadas formativas, de atividades específicas com a terceira idade, entre outras ações e avanços.
Como desafios, a maioria apontou que a pandemia ainda tem prejudicado o avanço no trabalho de base, mas que estão se adequando com a realização de reuniões e jornadas formativas por plataforma virtual, estão retomando as atividades presenciais, com visitas às comunidades rurais, fechando parcerias no comércio local e outros convênios, utilização de programa de rádio e outros materiais de comunicação, por exemplo.
A CONTAG apresentou a proposta de repactuação de metas e prazos da campanha, bem como o calendário das próximas oficinas e enfatizou os prazos de cada uma das estratégias da campanha. Estamos bem animados com a Campanha e pelos resultados que já estão sendo alcançados. Sabemos que alguns estados e municípios precisam de apoio, mas juntos somos mais fortes e vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar e o movimento sindical. A efetividade da campanha depende do empenho e do compromisso de cada um(a). O MSTTR é feito de desafio e ousadia e sabemos que temos uma capacidade gigante de enfrentar todas as adversidades, avaliou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi