Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Seminário avalia o cenário nacional da Assistência Técnica e Extensão Rural
WhatsApp

21 de Setembro de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar



Uma das ferramentas mais importantes para contribuir nas mudanças positivas na vida dos agricultores e agricultoras familiares, na geração de renda, no aumento da produção e no desenvolvimento rural sustentável é a assistência técnica e extensão rural (Ater). E é por esse e outros motivos que a CONTAG, cumprindo deliberações do 8º e do 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), articulou e apoiou a criação do Sistema Siscop de Ater (Sisater), que integra um conjunto de prestadoras de serviço numa rede cuja gestão é compartilhada entre as instituições do MSTTR e as organizações.

A luta também continuou até garantir a criação da Agência Nacional de Ater (Anater), em 2014. No entanto, existe uma grande cobrança para que sua efetivação aconteça de fato, com contratação de equipe e disponibilidade de orçamento.

“A CONTAG sempre defendeu uma assistência técnica pública, gratuita e de qualidade. Como o poder público não consegue dar conta da demanda que temos em todo o País, entendemos ser importante que o governo faça a assistência técnica, mas também que firme parceria com instituições privadas de Ater para que esse serviço seja universalizado. A Ater é fundamental para a produção de alimentos com qualidade e para a garantia da soberania e segurança alimentar”, destacou o secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, também defende a universalização da política de Ater. “Temos demanda suficientes para a criação de uma Rede de Assistência Técnica feita pelas nossas cooperativas. No entanto, defendemos que essa seja uma política pública, e que contemple a experiência dos agricultores e agricultoras familiares”.

Com o objetivo de reunir o conjunto de lideranças sindicais, técnicos(as) e representantes de prestadoras de serviços e organizações do MSTTR para promover uma avaliação do cenário presente e perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil, a CONTAG está realizando um seminário no período de 21 a 23 de setembro de 2016, em Brasília.

A programação do Seminário para Avaliação do Cenário Nacional de Ater propõe painéis, debates e encaminhamentos que visam resolver problemas na execução dos atuais contratos, a efetivação da Anater, bem como que a política de Ater se desenvolva efetivamente.

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, após a abertura política, foi realizado o Painel 1 que teve como tema Avaliação da ATER no Brasil na visão da academia, com o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Jorge Roberto Tavares de Lima. Ele falou dessa relação da ATER com a formação, extensão e qualificação dos técnicos e agrônomos.

O professor reafirmou o que foi aprovado na II Conferência Nacional de Extensão Rural, que defende a adequação dos currículos e linhas pedagógicas em todos os níveis educacionais, incluindo EFAS, Escolas Agrícolas, Escolas Rurais, para uma abordagem considerando os princípios e fundamentos da educação do campo e da agroecologia previstos na Pnater, bem como metodologias participativas, com enfoque nas relações de gênero em consonância com a realidade e as necessidades locais da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais e agricultura urbana.



No início da tarde ocorreu o segundo Painel, com o tema Passado, presente e futuro do financiamento e oferta de serviços de ATER segundo o Governo Federal brasileiro, com a presença do diretor do DATER-SAF da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Everton Augusto Paiva Ferreira, e com o assessor da Presidência do Incra, Jorge Tadeu.

Everton trouxe alguns números referentes à política de Ater desenvolvimento pelo extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) até o início desse ano, e o que a Secretaria Especial pretende desenvolver no próximo período. Segundo o diretor do DATER, são 862,8 mil agricultores(as) familiares e assentados(as) da reforma agrária em atendimento, sendo 643 mil pela Ater/MDA e 225 mil pela Ates/Incra.

Foram 1.448 contratos celebrados entre 210 e 2015 por meio de chamadas de Ater. E 47% dos beneficiários e beneficiárias são mulheres.

Já o assessor do presidente do Incra Jorge Tadeu fez uma apresentação de um breve histórico da ATES. Destacou os projetos a partir de 1994, como Projeto Contacap, Lumiar, retomada da ATES entre 2003 e 2007, convênios, a Lei de Ater em 2010 e aprovação e início da implementação da Anater a partir de 2014. Segundo Jorge Tadeu, a partir de 2010 a política de assistência técnica ficou muito restrita às Chamadas de Ater. Ele também avaliou que houve uma evolução do programa de Ates no período de 2003 a 2016.

Esse painel gerou um forte debate com os(as) participantes do seminário que relataram problemas na execução da Ater nos estados, de pagamento pelos serviços prestados, falta de recursos para a efetivação da política, e a falta de expectativa para novas contratações, entre outros assuntos.

PROGRAMAÇÃO Ainda na tarde desta quarta-feira, primeiro dia do seminário, foi realizado o Painel 3 Operacionalização da Pnater e o papel da Pesquisa. À noite haverá a assinatura do Termo Aditivo Nº 1 ao Acordo de Cooperação Geral entre a EMBRAPA-CONTAG, renovando por mais cinco anos essa importante parceria que visa a realização de um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar.

O primeiro painel do 2º dia tratará da ATER para quê, para quem e como? A visão de quem faz e quem recebe os serviços. Em seguida, haverá uma exposição sobre o SISATER – histórico, princípios e avanços, bem como a apresentação das Organizações do SISATER – experiência e situação específica sobre contratos, pagamentos, e outras. Ainda neste dia está programada uma discussão de encaminhamentos para pautar o Governo Federal sobre esse tema.

No 3º e último dia estão planejados três painéis. O primeiro tem como tema Rio São Francisco: entendendo a transposição e possibilidades de uso sustentável e permitido da água. O segundo abordará a gestão dos recursos hídricos e as possibilidades de pagamento por serviços ambientais. O terceiro tratará do Código Florestal: contribuições da EMBRAPA para adequação da paisagem rural. Após todas as apresentações e debates, o seminário será encerrado com discussões finais, acordos e compromissos entre os(as) participantes e organizações para que todo esse aprendizado, troca de experiências e avaliações sirvam e fortaleçam a luta por uma Assistência Técnica e Extensão Rural forte, de qualidade e que seja acessível por todos os agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as). FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico