A 44ª Expointer, que se encerrou nesse domingo, foi de sucesso absoluto para o pavilhão da agricultura familiar. No retorno do atendimento ao público de forma presencial, os números superaram as expectativas da FETAG-RS.
Durante os nove dias da Expointer, o pavilhão da agricultura familiar comercializou o total de R$ 2.827.324,80. Vale ressaltar que o número foi atingido com a participação de 228 empreendimentos divididos em 210 estandes, números menores devido a pandemia, mas superiores aos de 2020, quando as agroindústrias atenderam apenas em formato de drive thru.
Grande parte dos expositores consultados se disseram satisfeitos com o retorno conseguido durante a Expointer, feira que contou com restrições de público dentro do parque e no interior do pavilhão e não permitiu degustações nos estandes.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, a 44ª Expointer foi um sucesso devido ao empenho das agroindústrias, que acreditaram na organização da feira e trouxeram muitos produtos novos e de grande qualidade. Os protocolos de saúde foram seguidos e o público compareceu dentro das limitações impostas pelos órgãos de saúde, o que nos dá garantias de que podemos seguir com a retomada dos eventos presenciais em todo o estado.
Joel acredita ainda que o sucesso da agricultura e da pecuária familiar na Expointer se deve também à parceria da Fetag-RS com as demais entidades co-promotoras da feira, com o Governo do Estado, mas principalmente devido aos expositores presentes no pavilhão da agricultura familiar, nas máquinas e nos pavilhões dos animais, onde agricultores e pecuaristas familiares também estiveram fortemente presentes.
A CONTAG também esteve presente da Expointer. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, participou da Feira por alguns dias e elogiou a sua organização e a participação da agricultura familiar. A Expointer está consolidada no calendário oficial do estado, do País e também internacionalmente. É a maior feira da América do Sul e a cada ano está cada vez mais pujante e cresce também a participação da agricultura familiar neste espaço. Podemos afirmar que o Pavilhão da Agricultura Familiar tornou-se a vitrine central da Expointer, é um dos mais visitados e proporciona milhões de reais em negociações para o agricultores e agricultoras familiares articulados às agroindústrias, reconheceu Broch.
O dirigente da CONTAG também destacou a importância do intercâmbio com a Agriminas. Tivemos a participação de agricultores(as) familiares do estado de Minas Gerais, que vieram expor e comercializar produtos da agricultura familiar mineira. Broch parabenizou, ainda, a FETAG-RS pela condução desse brilhante trabalho em mais uma Expointer, visando sempre o fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Sul.
FONTE: Comunicação da FETAG-RS. Edição: Comunicação da CONTAG.