A Região Nordeste reúne-se durante toda a semana em Encontros Regionais de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN).
O objetivo é promover ações de capacitação de dirigentes sindicais, lideranças de base e técnicos do sistema CONTAG em formulação e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar. A CONTAG, pela Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais, e Secretaria de Política Agrícola, tem realizado Encontros Regionais de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) por todo o Brasil. A atividade é coordenada vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, e pelo secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris.
Nos dias 24 e 25, o encontro ocorreu em Maceió/AL, reunindo delegações dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, com público superior a 70 pessoas entre dirigentes das Federações e de Sindicatos. A abertura contou a presença do coordenador Regional Nordeste, José Wilson Gonçalves, do presidente da FETAG-AL, Givaldo Teles, entre outros(as) dirigentes das Federações participantes.
Durante a oficina, vários temas estão sendo apresentados e debatidos:
- Modelo Agroexportador, os Acordos Comerciais e os Desafios da Agricultura;
- As principais ações da CONTAG em espaço de diálogo internacional sobre políticas públicas para a agricultura familiar;
- O papel da CONTAG na COPROFAM e da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF) MERCOSUL;
- O Papel da Agricultura Familiar na soberania, segurança alimentar e nutricional, e o fortalecimento da produção agroecológica;
- Agricultura Familiar nas regras multilaterais da OMC e dos Acordos Bilaterais.
A proposta dos encontros regionais também é de apresentar casos exitosos de produção e comercialização da agricultura familiar e aprovar encaminhamentos para a sequência das ações no âmbito do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
O próximo encontro regional será ainda no Nordeste. Nos dias 26 e 27 de abril, acontecerá em Fortaleza/CE, onde discutirão essas mesmas temáticas com as delegações dos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
“Até agora, os encontros regionais estão sendo bem positivos. Estamos esclarecendo várias dúvidas referentes ao fortalecimento da Agricultura Familiar no âmbito nacional e internacional, que perpassam pela organização da produção, acesso às políticas publicas e à organização da produção familiar”, ressalta Alberto Broch. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Assessoria Regional Nordeste da CONTAG.