Com o mote “Da raiz ao saber para florescer bem viver”, será realizada a 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, nos dias 05 a 07 de novembro de 2024, em Luziânia/GO. Os objetivos principais do momento serão de valorizar os saberes e culturas das pessoas idosas, fortalecer a luta pela garantia da melhor qualidade de vida e buscar manutenção dos seus direitos.
Serão três dias de compartilhamento de ideias e reflexões, com mostra de produtos, troca de sementes, apresentações culturais e oficinas temáticas, que abordarão:
Sucessão rural com práticas sustentáveis e garantia de bem viver da terceira idade e pessoa idosa
Quer um Conselho?
Eu, sujeito de direitos
Plantas medicinais e cuidados ancestrais
Qualidade de Vida e Saúde Mental
Previdência Rural e Educação Financeira
Biodiversidade, Mudança do Clima e o papel das Conferências da ONU (COP’s)
Redes Sociais e o Combate à Desinformação
Quintais Produtivos como garantia de renda e de bem viver para a terceira idade e pessoa idosa
Sustentabilidade Político-financeira do MSTTR
Experiências de organização de base pela terceira idade e pessoa idosa
Reforma Agrária e Regularização Fundiária: A terra como espaço de produção de alimentos saudáveis e de bem viver
O secretário de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, Antonio Oliveira, compartilha que a expectativa com a realização da Plenária é fortalecer o Movimentos Sindical e os sujeitos que estão nos territórios rurais, com propostas que venham melhorar a sua qualidade de vida.
“Queremos políticas públicas que cuidem dos nossos agricultores e agricultoras da terceira idade, que continuam ativos e produzindo alimentos saudáveis para toda a população. Os grupos de trabalho da plenária discutirão e elaborarão propostas que servirão de subsídios para as plenárias preparatórias para o 14º Congresso da CONTAG. Juntos e juntas somos mais fortes e podemos avançar”, avalia o secretário.
As pessoas idosas são verdadeiras guardiãs do conhecimento, repletas de saberes sobre sementes, ervas medicinais, ritmo das estações e a força da terra. Elas são a base da agricultura familiar, que alimenta nossas mesas com alimentos saudáveis, cultivados com saberes e sabores.
A 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa será uma oportunidade para valorizar suas histórias, garantir direitos e avançar em conquistas.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG