Nos dias 26 e 27 de novembro, foram realizadas as Assembleias Extraordinária e Ordinária do Conselho Deliberativo da CONTAG, em formato presencial, com a presença da Diretoria da CONTAG e de representantes das Federações filiadas, em Brasília/DF.
A programação contou com momentos de leitura do Edital de Convocação, aprovação da ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada no começo do mês de forma virtual e eletrônica, análise conjuntural sobre as eleições de 2024, eleição da Comissão Coordenadora do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR), leitura da Resolução Nº 0020/2024 do Conselho Deliberativo da CONTAG, análise do Balanço do Portal de Desconto de Mensalidade Associativa, apresentação do Plano de Trabalho ACT CONTAG/EMBRAPA, previsão Orçamentária da CONTAG para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025, e aprovação do planejamento Anual de Atividades para 2025.
Também foi destaque o lançamento da cartilha de Plantas Medicinais, aprovação da criação do Coletivo LGBTQIAPN+, apresentação da atualização do Programa Jovem Saber e avaliação das Plenárias Nacionais de Mulheres, da Terceira Idade e Pessoa Idosa, e da Juventude Rural.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, avaliou que “fizemos um bom debate ao longo desses dias, principalmente relacionado a sustentabilidade, representação e representatividade do movimento sindical e o papel da nossa luta diária. Essa foi a última reunião do Conselho da CONTAG esse ano de 2024 e, com toda certeza, saímos mais unificados e preparados para iniciar 2025 priorizando as lutas e a construção e a realização do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - CNTTR.”
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, compartilhou que “esse nosso último conselho do ano deixa a sua marca na história do movimento sindical. Durante esses dois dias conseguimos discutir e aprovar diversos pontos importantes que nos auxiliarão a pensar nos nossos próximos passos.”
CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO 14º CNTTR
ADESÃO AO PROGRAMA TERRA CIDADÃ
A manhã do segundo dia de assembleia, 27 de novembro, contou com a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Terra Cidadã, com a presença do ministro do MDA, Paulo Teixeira, e do presidente do INCRA, César Aldrighi.
O programa fortalece ações como o cadastro de imóveis rurais, a regularização fundiária e o apoio aos assentamentos da reforma agrária. A iniciativa reforça o objetivo de ampliar a capacidade operacional das ações de reforma agrária e de governança fundiária.
A parceria permitirá a execução de atividades essenciais, como coleta e organização de documentos, inscrição e apoio ao saneamento cadastral e processual no âmbito do Plano Nacional de Reforma Agrária. Também são previstas a elaboração de diagnósticos, projetos produtivos e/ou básicos para estruturar assentamentos, cadastro, instrução processual, vistoria e georreferenciamento para regularização fundiária.
O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) também esteve presente na manhã desta quarta-feira durante a assembleia do Conselho Deliberativo para fazer uma saudação sobre a importância de fortalecer a luta do movimento sindical por direitos e por uma vida digna para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG