A CONTAG realizou nesta terça-feira, 30, junto às Federações e Sindicatos da Região Centro Oeste, uma reunião virtual com uma equipe do Banco do Brasil com objetivo de nivelar informações sobre a liquidação e/ou prorrogação de dívidas de agricultores e agricultoras familiares. Essas informações se dão a partir de Leis e Decretos que versam sobre as condições de renegociação dos passivos no marco do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
As Secretarias de Política Agrícola e de Política Agrária da CONTAG acompanha de perto essa demanda, considerada prioritária para o desenvolvimento das atividades agrícolas familiares. “Conseguir a renegociação das dívidas é fundamental para que a agricultura familiar tenha condições de acessar o crédito e voltar a investir na sua unidade produtiva familiar”, explica a secretária da pasta, Vânia Marques Pinto. O secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, também acompanhou a reunião.
Reuniões como essa são estratégicas para melhorar o atendimento das famílias na base, e aumentar as chances de regularização de pendências. “Estamos fazendo essa rodada de reuniões junto com os agentes financeiros e nossas federações para que as informações cheguem a nossa base, e que os agricultores e agricultoras familiares procurem os sindicatos e os bancos para regularizar sua situação”, conclui Vânia.
O atual prazo estabelecido para a regularização foi estendido até 24 de abril de 2024.
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila