Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
1ª Caminhada da Agricultura Familiar do Centro-Oeste Paraense construindo e fortalecendo parcerias estratégicas
WhatsApp

30 de Outubro de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

A construção do desenvolvimento sustentável e solidário é uma demanda urgente das nações. Cabe aos trabalhadores/as rurais ampliar os processos reivindicatórios para sua imediata implementação, como forma de contribuir para a redução dos desastres naturais cada vez mais ameaçadores à vida no planeta Terra, em especial, causados pelo aumento da temperatura global, uma das consequências da contaminação generalizada promovida pelo atual modelo hegemônico capitalista exploratório das riquezas mineral e ambientais e concentrador de renda.

Nesse sentido, a 1ª Caminhada da Agricultura Familiar do Centro-Oeste Paraense (1ª CAF/CO-PA) surge como uma ação prática e simbólica, questionadora do referido modelo. Uma ação coordenada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultores Familiares do Estado do Pará – FETAGRI/PA, construída com a participação de parcerias estratégicas e envolvimento efetivo da base do Movimento Sindical, visando refletir sobre a realidade da Agricultura Familiar e suas organizações.

A atividade, realizada no período de 13 a 27 de outubro de 2015, com o envolvimento de 26 municípios, trouxe ao debate as temáticas da Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa; a organização produtiva e agroindustrialização na Agricultura Familiar; os impactos dos Grandes Projetos no desenvolvimento da Agricultura Familiar e a Regularização Fundiária e Ambiental, com foco no Cadastro Ambiental Rural. Também, foram realizadas visitações às experiências diversas em tecnologias de produção e processamento, do pescado, do cacau, do leite e derivados, de sucos; processamento e comercialização da produção por associação de mulheres; experiências em mercados institucionais, dentre outros. O secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson, e assessoria participaram da atividade até o dia 17 de outubro de 2015.

Para a CONTAG, os resultados foram muito positivos em todos os momentos da 1ª CAF/CO-PA, o que não seria possível sem o apoio decisivo dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônica (IPAM), especialmente, tanto no apoio institucional quanto na qualidade dos debates e proposições. Isto reafirma a convicção do Movimento Sindical sobre a necessidade de ampliar e consolidar parcerias estratégicas para defesa e fortalecimento da Agricultura Familiar. Da mesma forma, o apoio da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), do Banco da Amazônia e da Emater/PA foi fundamental para que o evento acontecesse da melhor forma possível.

Uma das conclusões de consenso dos participantes da caminhada é quanto a necessidade da Pesquisa Agropecuária centrar esforços no desenvolvimento de tecnologias que resultem em alimentação de qualidade e em quantidade na mesa dos consumidores, produzidos da forma mais harmônica possível com a natureza. Até porque a ciência precisa estar a serviço da garantia da vida e não, apenas, dos interesses do capital. Da mesma forma, é preciso ampliar a capacidade da pesquisa para garantir que o meio rural seja um lugar de produção e reprodução de vida saudável e renda sustentável e solidária, no contexto da segurança alimentar e nutricional da população.

Para os coordenadores da 1ª CAF/CO-PA, Di Assis Soledade, presidente da FETAGRI/PA, e João de Jesus, secretário de Política Agrícola/Agrária e Meio Ambiente, o desafio está em construir soluções para dinamizar e fortalecer a Agricultura Familiar na organização e fortalecimento das Agroindústrias, em especial relacionado à implementação do SUASA, na garantia de serviços de qualidade de Assistência Técnica e Extensão Rural e na organização dos sistemas de Cooperativas nos ramos da produção, comercialização e crédito rural. Por outro lado, sinalizam que a iniciativa foi tão importante para o conhecimento e o debate sobre os principais problemas enfrentados pela agricultura familiar que já estão planejando novas caminhadas em outras regiões do estado do Pará, no início de 2016.

Os coordenadores afirmam, também, que a 1ª Caminhada serviu para consolidar, no estado do Pará, o Acordo de Cooperação Técnica, realizado entre a CONTAG e a Embrapa. Além disso, que serviu para reafirmar os compromissos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) frente aos desafios históricos apresentados pela Agricultura Familiar do Centro-Oeste Paraense. FONTE: Assessoria da Secretaria de Política Agrícola da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico