Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CRISE
CONTAG, Federações e Sindicatos realizarão mobilização nacional no dia 11 de outubro para cobrar medidas sobre a crise da produção de leite
WhatsApp

09 de Outubro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
crise
leite
produção leiteira

A CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), as Federações e os Sindicatos filiados, no legítimo direito institucional e no cumprimento de sua missão, vêm manifestar seu compromisso com os agricultores e agricultoras familiares, destacando:


O leite é um dos produtos fundamentais na base alimentar da população mundial. No Brasil, faz parte da cesta básica como um alimento essencial que contribui para a soberania e segurança alimentar e nutricional da população. Segundo o MAPA 2021 - “O Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo”. 


A atual crise não atinge apenas os(as) produtores(as), pois a falta de política pública estruturante transformou o leite numa cadeia produtiva vulnerável. As medidas de flexibilização das importações, aliadas à falta de controle de procedência, comprometem a produção nacional. Durante muitos anos, a importação de leite não passava de 3% da produção nacional, o suficiente para cobrir o déficit do País. No ano de 2023 esse percentual de importação se aproximou de 12% sobre a produção nacional, devido as medidas de abertura de mercado, tomadas em 2022. Isso refletiu na queda consecutiva dos preços do leite para os(as) agricultores(as), chegando a registrar uma queda até 50%.


Desde março, o Sistema Confederativo CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG) vem dialogando com o governo e propondo soluções emergenciais e estruturantes para resolver a crise na atividade leiteira. Reconhecemos as medidas tomadas pelo governo até o momento, que foram importantes, mas não suficientes para sanar a crise que o setor vem passando. Entre as medidas anunciadas, destacamos: 1 - aumento da alíquota de importação de complementos (de 0 para 12,8%) – Tarifa Externa Comum (TEC); 2 - revogação da Resolução Gecex 353/2022; 3 - aumento das alíquotas de derivados do leite: queijos e óleos de manteiga (de 12,8 para 18%); 4 - compras governamentais de leite e derivados por meio da Conab no valor de R$200 milhões; 5 - aumento de fiscalização de reidratação de leite em pó importado (cuja prática é proibida); 6 - investigação e aplicação de medida antidumping; 7 - Programa de subsídio ao produtor de leite – criação de Grupo de Trabalho.


A pauta do Sistema Confederativo CONTAG, que ainda está pendente de resposta, está dividida em pontos emergenciais e estruturantes, sendo: 1 - prorrogar as dívidas de custeio e investimentos; 2 - criar linha especial emergencial de custeio pecuário ao amparo do Pronaf e Pronamp; 3 - rebater ou prorrogar operações de custeio e investimento; 4 - securitizar e/ou renegociar dívidas dos agricultores e agricultoras familiares; 5 - implementar um programa estruturante de subvenção de preços; 6 - ajustar regras do Proagro; 7 - criar selo de rastreabilidade nos produtos importados;  8 - implementar regra para empresa que importar leite e derivados não receba benefícios fiscais; 9 - criação imediata de parâmetros técnicos que diferenciem leite reidratado de leite não-reidratado; 10 - rediscutir a relação comercial de leite no Mercosul; 11 - aumentar as compras governamentais de leite e derivados.


A CONTAG, suas Federações e Sindicatos completam 60 anos de luta em defesa da agricultura familiar. Diante dos pontos de pauta que ainda não foram atendidos e são necessários para estabelecer uma política estruturante na cadeia leiteira, seguiremos na luta e convocamos os agricultores e agricultoras familiares para a mobilização nacional do dia 11 de outubro.




09 de outubro de 2023


CONTAG, Federações e Sindicatos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico