Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CRISE
Em ação conjunta, CONTAG, Federações, Sindicatos e produtores/as de leite garantem anúncio de medidas para minimizar a crise na cadeia leiteira
WhatsApp

08 de Novembro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
crise
leite
produção leiteira

Nos dias 06 a 08 de novembro, a Diretoria e assessoria da CONTAG, dirigentes e lideranças das Federações e Sindicatos filiados, além de agricultores/as familiares produtores/as de leite, principalmente da Região Sul, estiveram com uma intensa agenda de negociações e pressão junto ao governo federal e ao Congresso Nacional para buscar soluções para a crise leiteira que vem impactando especialmente a agricultura familiar.


Desde março, o Sistema Confederativo CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG) vem dialogando com o governo e propondo medidas emergenciais e estruturantes para aliviar a crise na atividade leiteira.

O leite é um dos produtos fundamentais na base alimentar da população mundial. No Brasil, faz parte da cesta básica como um alimento essencial que contribui para a soberania e segurança alimentar e nutricional da população. Segundo o MAPA 2021 - “O Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo”. 

A atual crise não atinge apenas os/as produtores/as, pois a falta de política pública estruturante transformou o leite numa cadeia produtiva vulnerável. As medidas de flexibilização das importações, aliadas à falta de controle de procedência, comprometem a produção nacional. Durante muitos anos, a importação de leite não passava de 3% da produção nacional, o suficiente para cobrir o déficit do País. No ano de 2023 esse percentual de importação se aproximou de 12% sobre a produção nacional, devido as medidas de abertura de mercado, tomadas em 2022. Isso refletiu na queda consecutiva dos preços do leite para os/as agricultores/as familiares, chegando a registrar uma queda até 50%.



Após várias negociações ao longo dessa semana, com o ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Fazenda (MF), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quarta-feira (08), em audiência com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, com o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton Fornazieri, e com o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, o governo anunciou algumas medidas: o ministro do MDA, Paulo Teixeira, assinou um ofício circular para os agentes financeiros em relação à prorrogação das dívidas dos/as agricultores/as familiares junto ao Pronaf, tanto de custeio quanto de investimento, garantindo as mesmas condições de juros para essa prorrogação, sendo de três anos para custeio e passar uma parcela de investimento para o final do financiamento, ou ainda podendo diluir nas parcelas a vencer; a garantia de que o presidente Lula vai assinar o decreto de criação de Grupo de Trabalho Interministerial para discutir políticas estruturantes dos arranjos produtivos do leite, fortalecendo o setor. O GT discutirá também as relações comerciais no âmbito do Mercosul, além de ouvir as entidades representativas da cadeia. O MDA e a Conab apresentaram proposta de subvenção de preço para os/as agricultores/as familiares criando um preço de referência de R$ 2,20, por litro de leite, ou seja, os/as produtores/as que venderem abaixo desse valor teriam uma subvenção da diferença do valor vendido e do preço de referência até o limite de 200 litros/dia, podendo chegar a 6 mil litros/mês. O ministro Alexandre Padilha se comprometeu a discutir a proposta de subvenção no governo, inclusive com o presidente Lula.


A CONTAG, Federações, Sindicatos e os/as agricultores/as familiares produtores/as de leite avaliaram que, dessa vez, as medidas anunciadas foram mais satisfatórias e que a pauta está avançando no centro do governo, dando mais esperanças para minimizar essa crise e a continuarem investindo na atividade leiteira.


A CONTAG continuará vigilante e acompanhará as próximas discussões no governo para que a proposta de subvenção e instalação do GT sejam concretizadas o mais rápido possível.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico