Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CRISE DO LEITE
CONTAG, Federações e Sindicatos buscam fortalecimento da cadeia leiteira no Brasil
WhatsApp

15 de Março de 2024



TEMAS RELACIONADOS:
cadeia leiteira
federações
leite
sindicatos

Têm sido recorrentes as crises na cadeia produtiva de leite no país. Famílias encerraram ou estão na iminência de encerrar a produção de leite motivadas principalmente pela importação do produto de outros países, insuficiência de políticas públicas, assimetria de informações, poder de negociação das empresas promovendo ações para a concentração do mercado, fatores climáticos, entre outros.

E desde o primeiro semestre de 2023, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), unida às Federações e Sindicatos filiados, está em diálogo com o Governo Federal para propor soluções emergenciais e estruturantes para minimizar esta crise e fortalecer a cadeia do leite.

Os representantes da CONTAG, FETAG-RS, FETAESC e FETAEP, durante os dias 11 a 14 de março, estiveram reunidos com o ministro chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, nos Ministérios da Fazenda e da Agricultura e Pecuária e líderes partidários da Câmara dos Deputados.

“A agenda da cadeia produtiva do leite é umas das articulações que fizemos durante essa semana com o objetivo de dialogar com o Governo Federal ações emergenciais para a crise dessa cadeia produtiva e também medidas estruturantes para solucionar os problemas que a agricultura familiar tem enfrentado nesses últimos anos”, afirma a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

Foi ressaltado que as medidas tomadas pelo governo, até o momento, são insuficientes para reverter o quadro de crise em um sistema produtivo que levou décadas para ser construído.

Por isso, foi sugerido a promoção da securitização de dívidas dos(as) agricultores e agricultoras familiares, criando condições para liquidar a longo prazo e recuperar a capacidade de investimento; rediscutir a relação comercial de leite no contexto do Mercosul; promover ajustes nos normativos que regulamentam a Importação de leite do bloco; negociar com países membros um plano de cotas de importação e exportação de leite.

“Entendemos que o Governo Federal tem papel fundamental para construir medidas a curto e médio prazo, para que em um futuro próximo tenhamos uma cadeia produtiva estruturada”, ressalta a secretária.

As lideranças partidárias, que receberam o grupo, reconhecem o problema e prometeram contribuir para uma solução emergencial e de longo prazo. A CONTAG iniciou um processo de negociação para que seja aprovado projeto de lei, em caráter de urgência, com soluções para a crise.

Seminário

Durante todo o dia 14 de março, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a CONTAG participou da Oficina Fortalecimento da Cadeia Leiteira no Brasil que contou com a participação de representantes da Pasta do Governo Federal.

Na programação do evento foi abordado o contexto das ações e próximos desafios; o Mercado do leite: medidas de defesa comercial; a produção do Leite da porteira para dentro: produtividade; financiamento da Produção; agregação de valor: Laticínios, cooperativas e agroindústrias; padrões de consumo de lácteos na população brasileira; Sistematização e encaminhamentos da Oficina.

Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico