Estamos de portas abertas para todos e todas! SINDICATO DE PORTAS ABERTAS é o nome da Campanha Nacional de Sindicalização desenvolvida pela CONTAG, Federações e Sindicatos. Os objetivos é fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical.
O secretário de Finanças da CONTAG, Juraci Souto, destaca que “O foco é criar as condições para cada vez mais fortalecer os nossos sindicatos, inclusive ampliando o reconhecimento da federação que é de âmbito estadual e a CONTAG. Porque o sistema Confederativo atua em âmbito municipal mas também estadual e nacional. Então, o trabalhador que é a nossa base principal de existência, de fortalecimento das entidades, precisa compreender que ele não está só. Ele não está numa ilha, ele não está isolado, ele está num contexto muito mais amplo, compreendendo aí as três instâncias.”
Entre as estratégias prioritárias da Campanha Nacional de Sindicalização estão: atualização dos dados cadastrais; fortalecimento da política de comunicação da CONTAG; geração de benefícios e melhorias socioeconômicas para os associados e associadas; aprimoramento do atendimento aos agricultores e agricultoras familiares; realização de processos formativos; entre outras.
O Sistema Confederativo vem ampliando sua oferta de serviços, principalmente focando no acesso a políticas públicas estruturantes, conforme explica a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
“Nós sabemos que os agricultores e agricultoras familiares procuram os sindicatos em torno de um interesse, que geralmente é um serviço. Com a campanha queremos ampliar ainda mais os serviços que são ofertados e qualificar ainda mais os dirigentes, funcionários e colaboradores que prestam o atendimento. Entre os serviços que são ofertados, temos a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar, do ITR, Fundo de Amparo e até tem sindicatos que têm um cartão-benefício. Então, todos esses serviços são fundamentais para o termos um sistema Confederativo ainda mais fortalecido”, afirma Edjane Rodrigues.
No Brasil, existem aproximadamente 4 mil Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, que são filiados à Federação do seu estado e as 27 Federações são filiadas à CONTAG, formando um Sistema Confederativo.
Ao longo de seis décadas, este Sistema vem acumulando diversas conquistas, como as principais políticas públicas voltadas ao meio rural brasileiro, previdência rural, Lei da Agricultura Familiar, Pronaf, Reforma Agrária, Crédito Fundiário, Habitação Rural, Luz para Todos, entre outras. Mas, para manter essas conquistas e garantir ainda mais, a luta sindical precisa estar fortalecida e isso só acontece com a participação ativa do seu quadro social e com novas sindicalizações.
O Fundo de Amparo Social, que além de amparar financeiramente as famílias dos trabalhadores e trabalhadoras rurais associados em dia com suas obrigações sindicais, em caso de óbito, o Fundo também premia as sócias e os sócios em vida com sorteios anuais.
A agricultora familiar Maria do Socorro Mendes dos Santos, do município de Milhã, no Ceará, compartilha que “Fiquei feliz demais. Porque estava devendo umas continhas. O sindicato foi bom para mim e está sendo bom para mim. Quero agradecer o sindicato, a FETRAECE e a CONTAG.”
O agricultor familiar, Augusto Aumond, de São Marcos, no Rio Grande do Sul, é sócio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O cartão de benefícios FETAG+ viabilizou ao associado um desconto na mensalidade da Universidade de Caxias do Sul e, dessa forma, contribuiu com a conclusão da graduação como engenheiro mecânico.
“Eu tenho orgulho de compartilhar essa conquista, pois foi facilitada pelo movimento do sindicato, em especial o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, junto com a FETAG. Eu consegui essa conclusão de cursos graças a um convênio entre a Universidade e o sindicato, onde eu recebi um desconto na minha graduação, o que foi crucial para a minha formação e acelerou a conclusão do meu curso”, conta Augusto.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG