A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), por meio das Secretarias de Políticas Sociais e de Meio Ambiente e do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina, promoveram o encontro de participantes do Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) em Agroecologia, realizado em 2023, durante o Seminário Nacional Agroecologia e produção resiliente de alimentos às mudanças climáticas, realizado pela CONTAG.
"Esta foi mais uma tarefa dentre as finalidades do Instituto Federal, que nos leva a agir junto à comunidade em ações que promovem uma sociedade mais equitativa, mais justa e mais autônoma", conta o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Nélio Cometti.
O seminário foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2024, em Brasília, com o objetivo de sensibilizar, motivar e mobilizar o Movimento Sindical do Sistema CONTAG frente à crise climática e incorporar na agenda sindical a transição agroecológica como estratégia de contribuir para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
“Nossos cursistas, embora já possuam muita experiência de vida, puderam saborear novos conhecimentos e depararam-se com novas tecnologias que auxiliarão a alcançar seus objetivos de melhoria de vida do coletivo. Nossos agradecimentos aos nossos professores de Planaltina que se empenharam em contribuir para que esse curso virasse realidade”, revela o diretor-geral.
Durante a realização do seminário, foi apresentado a experiência do Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) em Agroecologia, momento em que os(as) participantes, recém-formados(as), puderam se conhecer presencialmente e compartilhar experiências e resultados que já podem ser percebidos em seus territórios graças aos conhecimentos adquiridos no curso.
O encontro foi marcado por dois momentos especiais, a troca de sementes que simbolizou a multiplicação de práticas e conhecimentos e o relato da aluna Edilânia Rodrigues, que emocionou os participantes do evento.
A educanda estava prestes a desistir do curso devido as dificuldades comuns na vida do campo, mas foi motivada a continuar por professores, companheiros e companheiras. Então, começou a assistir as aulas gravadas em momentos e horários diferentes e, como estratégia para memorizar os conteúdos e acompanhar o restante da turma, ela teve a brilhante ideia de transformar suas anotações em poesia.
Seu relato foi emocionante e inspirador, que contribuiu para deixar os(as) participantes mais motivados(as) a continuar multiplicando os conhecimentos e a defender a agroecologia como estratégia de desenvolvimento, produção de alimentos saudáveis e resiliência as mudanças climáticas.
Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) em Agroecologia
Realizado em 2023, o curso foi coordenado pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Políticas Sociais da CONTAG. Os objetivos foram formar multiplicadores e multiplicadoras da base do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em transição de sistemas produtivos tradicionais em agroecológicos; construir parcerias com a rede dos Institutos Federais, com as Universidades e outras instituições de ensino, pesquisa e assistência técnica para a formação de multiplicadores e multiplicadoras em transição de sistemas produtivos tradicionais em agroecológicos; implantar Unidades Produtivas e de Referências Agroecológicas (Upra) como forma de materializar os conteúdos das aulas on-line; e criar bases para a construção de uma Rede do MSTTR em agroecologia.
Para subsidiar as aulas on-line e ampliar o processo de aprendizagem dos alunos(as) no tempo comunidade, foram elaborados oito cadernos de formação: Concepção, Conceito e Princípios da Agroecologia; Questão Agrária e Agricultura Familiar; Manejo e Conservação de Solos; Sementes Crioulas; Manejo de Culturas; Manejo e Criação Animal; Manejo de Pragas e Doenças; e Gestão das Unidades Produtivas, Economia Solidária e Acesso aos Mercados.
Cada caderno foi elaborado em três etapas: 1ª) elaboração de conteúdos básicos pelos professores; 2ª) incorporação de conteúdos relacionados à experiência dos alunos por meio de perguntas geradoras formuladas pelos professores; e 3ª) apresentação de experiências agroecológicas consolidadas ou em transição sistematizadas pelos alunos em um formulário padrão. Ao total foram sistematizadas 15 experiências relacionada aos 8 eixos temáticos.
Destaca-se, ainda, a distribuição de sementes orgânicas. Cada educando e educanda recebeu nove variedades de sementes indicadas pelos educandos(as), considerando o potencial e adaptação de cada região para as variedades indicadas. O propósito da distribuição das sementes foi a implantação de unidades de referência em horticultura orgânica, e, desta forma, facilitar a função de multiplicação.
O curso formou 50 multiplicadores(as) em agroecologia, em vários estados brasileiros e se mostrou uma ótima estratégia de multiplicação da agroecologia valorizando os conhecimentos técnicos, científicos e populares, respeitando as características dos territórios de forma inclusiva e participativa.
Dentre os principais resultados do curso, destacam-se: o fortalecimento da parceria com a rede dos Institutos Federais, em especial, Instituto Federal de Brasília – IFB e o Instituto Federal de Alagoas – IFAL; implantação das Unidades Produtivas e de Referências Agroecológicas – Upra, com uso das sementes orgânicas de hortaliças, como forma de materializar os conteúdos das aulas on-line; criação de bases para a construção de uma Rede do MSTTR em agroecologia, com a organização de um grupo de WhatsApp onde os educandos(as) trocam informações e conhecimentos acerca da agroecologia.
“Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a formação de multiplicadores em agroecologia é fundamental para o dialogarmos com a sociedade sobre o papel da agroecologia como estratégia de produção resiliente e geração de renda para agricultura familiar”, compartilha a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
A partir do Curso, a CONTAG espera criar uma Rede de Agroecologia do Sistema Confederativo, fortalecer as experiências já existentes e impulsionar a multiplicação formativa dos saberes agroecológicos através de parcerias com outras organizações sociais e governamentais nos estados e municípios.
“O Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) é fruto de acordo firmado entre a CONTAG e o IFB e tem como base uma educação contextualizada com ênfase na educação do campo e popular como apontam as linhas da Política Nacional de Formação da ENFOC|CONTAG, além disso se mostra como estratégia fundamental para a oferta de alimentos seguros para a população brasileira”, frisa a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
Fonte: Secretarias Políticas Sociais e de Meio Ambiente da CONTAG