Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGROECOLOGIA
Multiplicadores/as em Agroecologia participam do Seminário Nacional e apresentam experiência do curso de extensão
WhatsApp

02 de Abril de 2024


CONTAG
TEMAS RELACIONADOS:
agricultora
agricultores
agricultura familiar
agroecologia
mudanças climáticas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), por meio das Secretarias de Políticas Sociais e de Meio Ambiente e do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina, promoveram o encontro de participantes do Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) em Agroecologia, realizado em 2023, durante o Seminário Nacional Agroecologia e produção resiliente de alimentos às mudanças climáticas, realizado pela CONTAG.

"Esta foi mais uma tarefa dentre as finalidades do Instituto Federal, que nos leva a agir junto à comunidade em ações que promovem uma sociedade mais equitativa, mais justa e mais autônoma", conta o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Nélio Cometti. 

O seminário foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2024, em Brasília, com o objetivo de sensibilizar, motivar e mobilizar o Movimento Sindical do Sistema CONTAG frente à crise climática e incorporar na agenda sindical a transição agroecológica como estratégia de contribuir para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). 

“Nossos cursistas, embora já possuam muita experiência de vida, puderam saborear novos conhecimentos e depararam-se com novas tecnologias que auxiliarão a alcançar seus objetivos de melhoria de vida do coletivo. Nossos agradecimentos aos nossos professores de Planaltina que se empenharam em contribuir para que esse curso virasse realidade”, revela o diretor-geral.

Durante a realização do seminário, foi apresentado a experiência do Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) em Agroecologia, momento em que os(as) participantes, recém-formados(as), puderam se conhecer presencialmente e compartilhar experiências e resultados que já podem ser percebidos em seus territórios graças aos conhecimentos adquiridos no curso.

O encontro foi marcado por dois momentos especiais, a troca de sementes que simbolizou a multiplicação de práticas e conhecimentos e o relato da aluna Edilânia Rodrigues, que emocionou os participantes do evento. 

A educanda estava prestes a desistir do curso devido as dificuldades comuns na vida do campo, mas foi motivada a continuar por professores, companheiros e companheiras. Então, começou a assistir as aulas gravadas em momentos e horários diferentes e, como estratégia para memorizar os conteúdos e acompanhar o restante da turma, ela teve a brilhante ideia de transformar suas anotações em poesia.


Seu relato foi emocionante e inspirador, que contribuiu para deixar os(as) participantes mais motivados(as) a continuar multiplicando os conhecimentos e a defender a agroecologia como estratégia de desenvolvimento, produção de alimentos saudáveis e resiliência as mudanças climáticas.

Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) em Agroecologia

Realizado em 2023, o curso foi coordenado pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Políticas Sociais da CONTAG. Os objetivos foram formar multiplicadores e multiplicadoras da base do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em transição de sistemas produtivos tradicionais em agroecológicos; construir parcerias com a rede dos Institutos Federais, com as Universidades e outras instituições de ensino, pesquisa e assistência técnica para a formação de multiplicadores e multiplicadoras em transição de sistemas produtivos tradicionais em agroecológicos; implantar Unidades Produtivas e de Referências Agroecológicas (Upra) como forma de materializar os conteúdos das aulas on-line; e criar bases para a construção de uma Rede do MSTTR em agroecologia.

Para subsidiar as aulas on-line e ampliar o processo de aprendizagem dos alunos(as) no tempo comunidade, foram elaborados oito cadernos de formação: Concepção, Conceito e Princípios da Agroecologia; Questão Agrária e Agricultura Familiar; Manejo e Conservação de Solos; Sementes Crioulas; Manejo de Culturas; Manejo e Criação Animal; Manejo de Pragas e Doenças; e Gestão das Unidades Produtivas, Economia Solidária e Acesso aos Mercados. 

Cada caderno foi elaborado em três etapas: 1ª) elaboração de conteúdos básicos pelos professores; 2ª) incorporação de conteúdos relacionados à experiência dos alunos por meio de perguntas geradoras formuladas pelos professores; e 3ª) apresentação de experiências agroecológicas consolidadas ou em transição sistematizadas pelos alunos em um formulário padrão. Ao total foram sistematizadas 15 experiências relacionada aos 8 eixos temáticos.







Destaca-se, ainda, a distribuição de sementes orgânicas. Cada educando e educanda recebeu nove variedades de sementes indicadas pelos educandos(as), considerando o potencial e adaptação de cada região para as variedades indicadas. O propósito da distribuição das sementes foi a implantação de unidades de referência em horticultura orgânica, e, desta forma, facilitar a função de multiplicação. 


O curso formou 50 multiplicadores(as) em agroecologia, em vários estados brasileiros e se mostrou uma ótima estratégia de multiplicação da agroecologia valorizando os conhecimentos técnicos, científicos e populares, respeitando as características dos territórios de forma inclusiva e participativa. 

Dentre os principais resultados do curso, destacam-se: o fortalecimento da parceria com a rede dos Institutos Federais, em especial, Instituto Federal de Brasília – IFB e o Instituto Federal de Alagoas – IFAL; implantação das Unidades Produtivas e de Referências Agroecológicas – Upra, com uso das sementes orgânicas de hortaliças, como forma de materializar os conteúdos das aulas on-line; criação de bases para a construção de uma Rede do MSTTR em agroecologia, com a organização de um grupo de WhatsApp onde os educandos(as) trocam informações e conhecimentos acerca da agroecologia. 

“Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a formação de multiplicadores em agroecologia é fundamental para o dialogarmos com a sociedade sobre o papel da agroecologia como estratégia de produção resiliente e geração de renda para agricultura familiar”, compartilha a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti. 

A partir do Curso, a CONTAG espera criar uma Rede de Agroecologia do Sistema Confederativo, fortalecer as experiências já existentes e impulsionar a multiplicação formativa dos saberes agroecológicos através de parcerias com outras organizações sociais e governamentais nos estados e municípios.    

“O Curso de Extensão em Formação de Multiplicadores(as) é fruto de acordo firmado entre a CONTAG e o IFB e tem como base uma educação contextualizada com ênfase na educação do campo e popular como apontam as linhas da Política Nacional de Formação da ENFOC|CONTAG, além disso se mostra como estratégia fundamental para a oferta de alimentos seguros para a população brasileira”, frisa a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. 

Fonte: Secretarias Políticas Sociais e de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico