Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG fala sobre reforma agrária e acesso à terra em Fórum Global da Terra na Jordânia
WhatsApp

27 de Maio de 2022


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
acesso à terra
agricultura familiar
américa latina
coprofam
fórum global da terra
relações internacionais
sistemas alimentares sustentáveis

Enquanto a CONTAG articula com centenas de dirigentes de sua base no 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR), em Brasília/DF, ao longo desta semana, as articulações internacionais da entidade seguem acontecendo. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, representou a CONTAG e a COPROFAM (Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado) no Fórum Global da Terra, que aconteceu na Jordânia, país do Oriente Médio, entre os dias 23 e 26 de maio.

O tema central dessa atividade internacional, que envolve uma grande comunidade de organizações da sociedade civil de diferentes partes do mundo, é a importância da existência de políticas públicas que garantam o direito à posse da terra pelos mais distintos grupos produtivos, como o setor da Agricultura Familiar, que precisam dela para cultivar alimento para a população. E também do combate a problemas agrários atuais considerados graves, como a concentração e estrangeirização de terras e a violência que existe em disputas por terra.

A partir de painéis e seminários temáticos, os/as participantes desta atividade são convidados/as a refletir e debater sobre as questões agrárias e suas particularidades em cada região, e sobre estratégias para contornar os problemas e encontrar soluções que favoreçam o acesso igualitário à terra e o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis sobre ela.

O Fórum é organizado pela International Land Coalition (ILC) e um Comitê Organizador Nacional co-presidido pelo SEEDS, membro da ILC, e pelo Ministério da Agricultura da Jordânia.

Sistemas alimentares sustentáveis

Na quarta feira, dia 25, o dirigente da CONTAG foi um dos convidados do painel 3, sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis e, em sua intervenção, fez críticas sobre como o tema vem sendo tratado em espaços políticos importantes e apontou caminhos positivos para a valorização da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena junto à pauta de defesa das terras e territórios dos/as pequenos/as produtores/as. A pergunta orientadora do painel era “A segurança da posse da terra é abordada adequadamente nas discussões sobre sistemas alimentares sustentáveis?”.

Representando a América Latina no painel, Alberto Broch levou dados do FIDA sobre o acesso à terra de pequenos/as produtores/as na região, que mostram uma grande quantidade de agricultores/as familiares latinos/as querendo produzir, mas ainda sem terras para isso. E, em sua resposta à pergunta orientadora, foi categórico: “Não, há um grande silêncio sobre a questão agrária nos espaços oficiais de diálogo coordenado pelos governos. O debate sobre a Reforma Agrária e sobre as políticas de acesso à terra está desaparecendo desses espaços”.

Ele fez ainda outra crítica às instâncias globais que deveriam estar abordando o tema em seus debates, como a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, realizada em 2021, que a COPROFAM e outras organizações da sociedade civil afirmaram ter priorizado as grandes empresas e excluído a sociedade. “As vozes escutadas nesses espaços não são as vozes dos povos, da gente que produz de forma sustentável alimentos saudáveis para o consumo humano. Isso é demonstrado pelos retrocessos nas políticas públicas e sociais, pelo aumento da fome e das desigualdades em todos os países da América Latina e Caribe”, afirmou o dirigente. 

Em outro momento de sua intervenção, Alberto também deu destaque à Década da Agricultura Familiar, que se coloca como uma grande oportunidade para manejar adequadamente a AFCI e todo seu potencial de impactar positivamente a sociedade e o mundo. Mas afirmou que os governos não estão dando a devida atenção a essa agenda tão importante. “As organizações e movimentos sociais continuam discutindo, propondo, monitorando e avaliando as políticas agrárias. Também os conflitos no campo. Mas sem respostas concretas dos governos”, afirmou. 

Para encerrar seu comentário, Broch fez um chamamento aos governos e às Nações Unidas e suas agências para serem mais firmes no impulsionamento dos debates e na definição de ações e estratégias no âmbito da Década, e que não deixem de incluir o desenvolvimento e implementação de políticas de acesso à terra entre essas definições, bem como a geração de condições reais do uso da terra para a produção sustentável da AFCI. 

Junto a Broch, estiveram presentes representantes de organizações de outros continentes, como a África e a América do Norte e um diretor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e, fazendo a moderação do debate, uma pesquisadora do International Food Policy Research Institute (IFPRI).




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico