Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRÁRIA
“A ocupação de terras por estrangeiros no Brasil e América Latina” é tema de webinário organizado pelo FLT
WhatsApp

31 de Janeiro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
américa latina
brasil
estrangeiros
ocupação
terras

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), por meio da Secretaria de Política Agrária, realizou webinário sobre a ocupação de terras por estrangeiros no Brasil e América Latina , com mais de 200 pessoas que estiveram na sala e acompanhado pelas redes sociais. 


O webinário foi a primeira atividade do 4º Ciclo de debate organizado pelo Fórum Mundial de Luta pela Terra e Recursos Naturais (FLT), que tem como tema: “Ocupação de territórios por empresas estrangeiras: impactos sobre as populações locais”. O debate continua com atividades até o dia 07 de março. Você pode participar do Fórum Virtual clicando AQUI


Na ocasião, o webinário contou com os oradores: o defensor dos Direitos Humanos na Secretaria Internacional da FIAN, Philippe Seufert; a engenheira Agrônoma, professora e ex-presidente do Instituto de Colonização do Uruguai, Ana Jacqueline Gomes; o procurador federal - Mestre em Direito Agrário, Junior Fideles e a representante do Coletivo dos Povos e Comunidades do Cerrado, Mara Alves, sob coordenação do secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos e de Christian Moreno, da Agter. 

O alemão Philippe Seufert da FIAN apresentou o tema da “financeirização da terra em diferentes partes do mundo”, denunciando o crescimento e a influência dos atores financeiros na compra e venda da terra, e destacando a importância da defesa dos territórios através de ações promovidas por entidades sindicais e organizações sociais. “O direito humano à terra continua a ser primordial, pois antes de mais nada, a terra é um bem comum que as comunidades e pessoas precisam para viver uma vida digna de acordo com o seu contexto social e cultural. Portando para frear a estrangeirização da terra se faz necessário fortalecer a luta coletiva e em todo o mundo”, frisou Philippe Seufert. 


Ana Jacqueline Gomes, professora e ex-presidente do Instituto de Colonização do Uruguai trouxe o tema da “grilagem e os impactos nos territórios”, pontuando que a invasão de terras públicas (grilagem) na América Latina promovida pelo capitalismo é responsável por várias situações de conflitos e violência no campo. “Na América Latina entre 2000 e 2019, 45% das terras foram compradas por investidores estrangeiros. Estados Unidos, China e Holanda são os principais países que promovem a estrangeirização na região e consequentemente responsáveis por vários impactos aos povos e comunidades”.    


Junior Fideles, procurador federal, trouxe um recorte da ocupação dos territórios brasileiros por empresas estrangeiras e os seus impactos, destacando a regulamentação da terra garantida na Constituição de 1988. “O artigo 190 da Constituição Federal de 88 regulamenta e limita a aquisição ou arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira e estabelece os casos que dependerão de Autorização do Congresso Nacional”, pontuou.


Fideles ainda destacou a Lei 5.709|1971 que regula a aquisição de imóvel rural por estrangeiro residente no País ou pessoa jurídica estrangeira. E a Lei 8.629|1993 que diz: “o estrangeiro residente no País e a pessoa jurídica autorizada a funcionar no Brasil só poderão arrendar imóvel rural na forma da Lei 5.709|1971”.

Mara Alves do Coletivo dos povos e comunidades do Cerrado relatou o desmatamento e as ameaças feitas por empresas estrangeiras contra várias comunidades rurais no Sul do Piauí. 


“Muitas famílias daqui foram expulsas por gente que se diz dona da terra (grileiro) e que tem dinheiro do estrangeiro. A gente precisa da ‘titularização’ coletiva das nossas terras para não passar por essas ameaças e violência e não ser expulso daqui”, compartilhou Mara.


Mara disse que muitas dessas empresas nacionais que têm recursos estrangeiros também respondem diretamente pelo desmatamento das matas nativas (buritizais), o envenamento dos mananciais (rios, brejos e lagos) e o aumento das queimadas na região. 

Ao final, os(as) participantes esclareceram dúvidas e fizeram perguntas sobre os temas apresentados no webinário.

“A soma da nossa força e luta coletiva nos quatro cantos do mundo é essencial para barrar a estrangeirização da terra e viabilizar a sobrevivência das comunidades rurais no campo,  produzindo alimentos à nossa população e preservando o meio ambiente”, destacou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos. 


Assista a Transmissão do Webniário AQUI


Comunicação CONTAG - Barack Fernandes




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico