Nesta segunda-feira (12) cerca de dois mil agricultores e agricultoras familiares dos Perímetros Irrigados, que integram o Sistema Itaparica PE/BA, ocupam o Eixo Leste da Transposição das águas do Rio São Francisco, no município de Floresta (PE). A movimentação está paralisando o sistema de bombeamento e captação neste sistema.
O principal objetivo da mobilização é convocar que o Governo Federal, os Estaduais de Pernambuco e Bahia e o Congresso Nacional estabeleçam uma definição perante aos problemas que estão sendo enfrentados pelas famílias reassentadas nesses Perímetros.
Os agricultores e agricultoras familiares solicitam a retomada e a instalação da mesa de diálogos, a aprovação do PLN que assegure e garanta recursos recursos definitivos, a conclusão do Projeto Jusante/BA e providencias sobre os serviços de energia e faturas em atraso.
Durante o dia as lideranças da ocupação estiveram em contato com o Governo Federal, através da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e aguardam posicionamento perante as solicitações.
Os trabalhadores (as) seguem em acampamento, que está sendo reforçado para a chegada de mais homens e mulheres do campo.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG