Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
CONTAG participa do Ato de Assinatura da Portaria que amplia o prazo de migração da DAP para o CAF
WhatsApp

07 de Fevereiro de 2023


Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
caf
dap
mda
pronaf

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, assinou Portaria que amplia o prazo de migração da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o novo Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) por 12 meses a partir da publicação da Portaria. Essa decisão atende parte do pedido da CONTAG, pois amplia o prazo para as DAPs vigentes, mas deixa de fora as declarações vencidas desde novembro de 2022.

Todos os agricultores e agricultoras familiares têm direito ao Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que é a identidade do homem e da mulher do campo e um documento importante para acessar diversas políticas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e sua emissão é GRATUITA.


O ministro Paulo Teixeira destacou o simbolismo desta primeira Portaria do MDA. “Temos um país continental e precisamos fazer essa transição da DAP para CAF mais devagar para dar conta dos desafios e das dificuldades. Precisamos fazer um estudo para diagnosticar os problemas e já identificamos alguns relacionados ao sistema. Vamos avaliando esse processo, fazendo o esforço para fazer essa transição da melhor forma possível. Sei que a Portaria não atende a todos. Precisamos agora ir atrás desses agricultores e agricultoras que estão com a DAP vencida e que não fizeram a transição”, disse o ministro. 

Paulo Teixeira também ressaltou a missão e o desafio da produção de alimentos saudáveis e de combate à fome e que a agricultura familiar tem papel estratégico. “Temos que colocar a mão pra trabalhar, dialogar nas nossas bases com o povo brasileiro. Junto com os movimentos sociais do campo, precisamos fazer uma revolução no campo, no acesso à tecnologia, no combate à fome, na garantia da cidadania, da democratização do acesso à terra. Vamos retomar o Pronera, levar também o Pronatec para o campo brasileiro, bem como enriquecer o campo com o tema da cultura, acesso à internet e acesso à moradia. É só o começo”, completou o ministro, que também demonstrou o compromisso do governo com as pautas das mulheres e da juventude rural no acesso aos direitos, dialogando com a Marcha das Margaridas e com o Festival Nacional da Juventude Rural. 


Durante o ato de assinatura, realizado na tarde desta terça-feira (07), no auditório do MDA, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou a importância de se fazer uma transição tranquila e efetiva do sistema DAP para o do CAF para garantir que os agricultores e as agricultoras familiares consigam acessar as políticas públicas e programas governamentais que visam fortalecer o setor e proporcionar qualidade de vida no meio rural brasileiro. “Valorizamos muito esse momento que significa uma conquista muito importante. No entanto, precisamos que o sistema funcione adequadamente”, ressaltou.


Aristides destacou uma questão solicitada pela CONTAG que não foi contemplada na Portaria assinada nesta tarde. “A Portaria atende a nossa reivindicação de prorrogar as DAPs vigentes, mas deixa de atender aproximadamente 200 mil DAPs vencidas desde novembro de 2022. Os agricultores e agricultoras familiares dessas declarações vencidas estarão fora dos programas se esse problema não for resolvido.” 

Para a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, a portaria de prorrogação vai distensionar o sistema, mas não vai resolver o problema. “Muitos agricultores e agricultoras que não conseguiram fazer o CAF desde novembro de 2022 não podem acessar políticas públicas, a exemplo do Garantia Safra que já tem o prazo para adesão estabelecido. Agora, o MDA tem o desafio de, urgentemente, melhorar o sistema CAFWEB/CECAF e buscar uma alternativa para esses agricultores e agricultoras que precisam aderir ao Garantia Safra e outros que precisam comercializar seus produtos para os mercados institucionais como o PAA e Pnae”, cobrou a dirigente.


O ato de assinatura da Portaria também contou com a presença de uma delegação da CONTAG, de representantes de outros movimentos sociais, de diversos deputados federais compromissados com a agricultura familiar, entre eles Airton Faleiro (PT-PA), Carlos Veras (PT-PE) e Elvino Bohn Gass (PT-RS), entre outros convidados(as).

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico