Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
II FENAFES: Aristides Santos reafirma compromisso da CONTAG, FETAGs e Sindicatos pela reconstrução do Brasil e por mais orçamento para a agricultura familiar
WhatsApp

17 de Novembro de 2023


Foto: Rafael Pereira
TEMAS RELACIONADOS:
fenafes

“Nossa mensagem é de confiança e esperança na reconstrução do Brasil e por mais orçamento para a agricultura familiar. O Estado sempre foi mínimo para os pobres e máximo para a burguesia. Precisamos ir para a disputa e mudar esta realidade”. A fala é do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, durante a abertura oficial da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), nesta quinta-feira (16), no Espaço Cultural, em João Pessoa/PB.

A FENAFES é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Federal, Paulo Teixeira, e a vice-presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participaram da solenidade de abertura. O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba, estado sede do evento, Liberalino Ferreira, também estava presente, bem como o presidente da Federação do Ceará, Raimundo Martins, o coordenador da Regional Nordeste, Manoel Cândido, a secretária de Mulheres, Mazé Morais, a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

A solenidade de abertura da II FENAFES foi realizada pelo secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do governo da Paraíba, Frei Anastácio, sendo prestigiada por diversas autoridades, entre secretários estaduais da Paraíba e de outros estados nordestinos, deputados federais e estaduais e representantes do Governo Federal.

O presidente da CONTAG enalteceu a realização da Feira da Agricultura Familiar e cobrou mais recursos para a agricultura familiar brasileira, que produz a maioria dos alimentos no País. Aristides afirmou que são inúmeros os desafios que a Confederação, Federações e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares têm enfrentado. “Estamos reconstruindo um país que foi, literalmente, quebrado. Nosso orçamento, a metade vai para a dívida pública, a outra metade vai para a estrutura do Estado, e pouco mais de 5% fica para investimentos. Os desafios são imensos. As bases reclamam que as mudanças ainda não chegaram, mas a vida não está fácil, nem da governadora, nem do ministro, tão pouco de nós, dos movimentos sociais. Mas, não estamos satisfeitos e vamos continuar lutando, por que orçamento é prioridade”, ressaltou. Aristides Santos lembrou ainda da 7ª Marcha das Margaridas, realizada no mês de agosto, reunindo mais de 100 mil mulheres em Brasília, que entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos seus ministros e ministras diversas propostas com base nos 13 eixos elaborados pelas agricultoras familiares durante os processos de formação para a Marcha. Um deles já está sendo colocado em prática, os Quintais Produtivos.


O ministro Paulo Teixeira assinou contratos relacionados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), retomado pelo presidente Lula ao assumir o governo federal. Na ocasião, o ministro firmou contrato com a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Nova Vivência, do município de Sapé e a Colônia Z-14, da Aldeia indígena Tramataia, do município de Marcação. Com a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA no Governo do presidente Lula, a Conab na Paraíba já aprovou 39 projetos de associações e cooperativas da agricultura familiar, de índigenas, quilombolas, pescadores e assentados da reforma agrária.

Foram aplicados R$ 10 milhões e 251 mil reais para a compra de mais de 1.000 toneladas de alimentos que serão distribuídos para as Cozinhas Solidárias e Comunitárias, bancos de alimentos e entidades da rede socioassistencial em todo o Estado da Paraíba.


O evento, está sendo realizado no Espaço Cultural, é voltado ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina. Espera-se a participação de mais de 300 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores dos 9 estados nordestinos e com um público visitante total de mais de 12.000 pessoas durante os 4 dias do evento.

A FENAFES visa fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar, já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais, fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de rodada de negócios, para o mercado institucional e privado.

Além disso, durante a II FENAFES também serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; Agroecologia; Assistência Técnica e Extensão Rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino.

A feira também é um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, onde contará com a ala de alimentação “Sabores da Terra”, além de uma ampla programação cultural com shows de artistas nordestinos e apresentações culturais diversas durante o evento.


Fonte: Mabel Dias, Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações da SECOM-PB




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico