Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Experiências da Juventude Rural da CONTAG são apresentadas no 1º Fórum Global da Década da Agricultura Familiar
WhatsApp

20 de Setembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
década da agricultura familiar
juventude rural
sucessão rural

A Década da Agricultura Familiar, campanha global que a CONTAG participa ativamente, completou três anos desde seu lançamento, e realiza um grande balanço junto às organizações envolvidas sobre o que foi conquistado e quais os desafios enfrentados ao longo desse processo, olhando para cada um dos sete pilares de seu Plano de Ação Global e as demandas e especificidades de cada tema. 

Este balanço acontece no 1º Fórum Global da Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas, encontro celebrado virtualmente nesta semana, entre os dias 19 e 22 de setembro, coorganizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Um dos pilares, o número 2 transversal, é focado na Juventude Rural, e aborda a necessidade de se promover políticas e programas que apoiem os/as jovens e garantam a sucessão rural na agricultura familiar. O segundo dia do Fórum Global foi destinado ao debate sobre este pilar, e para contribuir com experiências positivas e inspiradoras que tenham a juventude rural como protagonista, a FAO convidou a CONTAG para apresentar as iniciativas exitosas que desenvolve a partir do trabalho de sua Secretaria de Jovens.

A secretária Mônica Bufon foi quem apresentou essas iniciativas para as mais de 100 pessoas de todo o mundo que estavam conectadas na plataforma do Fórum na manhã desta terça-feira (20). A dirigente falou de ações internas promovidas na CONTAG, como o Programa Jovem Saber, que em seus 18 anos de existência já impactou mais de 35 mil jovens; sobre os Festivais Nacionais da Juventude Rural, que reuniram milhares de jovens e está perto de realizar sua 4ª edição; e sobre o Plano de Ação para o Trabalho com a Juventude Rural, iniciativa voltada para que as Federações e Sindicatos possam incluir mais os/as jovens em suas atividades e lutas sindicais.


E também abordou ações externas de articulação política, como o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, aprovado em 2016 durante o governo Dilma, mas extinto por decreto em 2020. “Esse ato demonstra que a juventude rural necessita enfrentar diferentes tipos de invisibilidade: primeiro nos espaços de tomada de decisões da família, associações e sindicatos, e também nos espaços de políticas públicas, que priorizam ações dirigidas à juventude urbana”, disse a dirigente.

Mas, antes de entrar nesses pontos, Mônica contextualizou alguns dados da juventude rural brasileira, que apontam para a existência de cerca de 6,7 milhões de jovens entre 16 e 32 anos nas zonas rurais do Brasil, e que 37% deste grupo tem apenas a educação primária, o que é resultado de problemas como o fechamento de escolas rurais - foram mais de 120 mil escolas fechadas entre 2001 e 2021. 

Diante desse cenário, Mônica defende que o acesso à educação é fundamental para o desenvolvimento dos/as jovens enquanto sujeitos do campo, e que a aproximação e envolvimento das novas gerações com o movimento sindical abre uma possibilidade de ampliar esse desenvolvimento para toda a comunidade. “Acreditamos que a participação de jovens nas ações dos Sindicatos e Federações é fundamental para fortalecer a consciência política da comunidade e para trazer novas propostas de desenvolvimento rural sustentável e solidário”, afirmou a secretária. 

Fonte: Gabriella Ávila – Jornalista da COPROFAM




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico