A 13ª Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas) começou nesta quarta-feira (07). São mais de 600 expositores e a expectativa é que 80 mil visitantes compareçam durante os cinco dias de feira.
A Agriminas oferece aos seus visitantes a experiência de ter contato com os agricultores e agricultoras familiares, degustar comidas e bebidas típicas, além de acompanhar apresentações culturais. E a 13ª edição do evento chega com novidades, dentre outras, este ano ela acontece no Expominas, em Belo Horizonte, de 7 a 11 de agosto.
A abertura foi um grande sucesso e o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, destacou o desafio da mudança do local da realização da feira, a conjuntura econômica do país e também a alegria ao ver a satisfação de todas as pessoas envolvidas com realização da Agriminas. “Essa feira é de todos nós, é resultado de sonhos, luta e unidade, somos todos vencedores”, enalteceu Vilson.
Segundo o presidente da CONTAG, Aristides Santos, que esteve presente no primeiro dia da Feira, a Agriminas já está consolidada e tornou-se um importante espaço de visibilidade da produção da agricultura familiar. “A Agriminas é extremamente importante para dar visibilidade à produção saudável da agricultura familiar mineira e de mostrar para a sociedade de como somos importantes na garantia da soberania e segurança alimentar do País. Parabéns à FETAEMG e aos Sindicatos pelo evento e pelo trabalho de valorização da agricultura familiar”. O presidente destacou, ainda, a grande participação das mulheres nesse espaço. “Às vésperas da Marcha das Margaridas, ter 60% dos expositores inscritos mulheres é um simbolismo muito forte. Mostra que as mulheres exercem um papel fundamental no campo, da produção à comercialização”.
O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, também prestigiou a abertura da Feira e afirmou que foi acertada a decisão da FETAEMG de transferir a realização da Agriminas para a Expominas. “Essa saída da Serraria Souza Pinto para a Expominas deu um salto de qualidade na realização da Feira, inclusive de público, com mais estrutura para os expositores e para os visitantes. Isso também possibilitou aumentar a quantidade de empreendimentos e de diversidade de produtos”, avaliou.
A forte presença da juventude rural foi bem destacada pela secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. “Temos visto muitos(as) jovens participando, muitos(as) até pela primeira vez. Além de terem a oportunidade de exporem os seus produtos, também estão tendo uma importante troca de experiências. Iniciativas como esta da Agriminas são um incentivo para a permanência dos(as) jovens no campo, com qualidade de vida, diversificação da produção e acesso a mercados. Também é bem interessante esse intercâmbio que vem se consolidando com a exposição de produtos da agricultura familiar do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, com um olhar diferenciado para a juventude dos três estados”, destacou Mônica.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da FETAEMG.