Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Festa da Agricultura Familiar de Águas Belas/PE mostra o potencial do setor e do movimento sindical
WhatsApp

22 de Setembro de 2022


Ildebrando Gutemberg
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
águas belas
feira da agricultura familiar
movimento sindical
pernambuco
produção agroecológica

Nos dias 21 a 23 de setembro está sendo realizada a Festa da Agricultura Familiar de Águas Belas e Região, no estado de Pernambuco. O evento conta com Exposição Agropecuária; venda de animais, verduras, frutas, mel, artesanatos e comidas típicas; palestras e exposição de experiências bem-sucedidas; shows culturais com artistas locais e regionais.

Na manhã desta quinta-feira (22) aconteceu a abertura oficial da Semana da Agricultura Familiar, com as falas do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Tavares Leite da Silva, do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, do presidente da CONTAG, Aristides Santos, o presidente da Câmara Municipal, Josué Ferreira, e de outros parceiros. Também foi iniciada a venda dos produtos, como frutas, verduras, artesanatos e comidas típicas.


Entre as palestras a serem realizadas ao longo desses dias, uma delas será feita pelo assessor da CONTAG, Givanilson Porfirio da Silva, dialogando sobre as iniciativas da prefeitura local no que se refere à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável e solidário.

A Festa da Agricultura Familiar é realizada pelo STTR de Águas Belas/PE em parceria com a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Águas Belas e Itaíba (Coopanema), com a prefeitura local, com a FETAPE e CONTAG. O objetivo é que os agricultores e agricultoras familiares possam apresentar para o município e região a sua produção, a qualidade dos produtos produzidos e o potencial de crescimento existente no meio rural. O evento deve envolver cerca de 100 famílias diretamente (participando das palestras, atendidas pelos parceiros, expondo e vendendo seus produtos) e toda a população de forma indireta - comprando e consumindo os produtos e participando das atrações culturais.


A Prefeitura Municipal de Águas Belas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Coopanema, já realiza mensamente a feira agroecológica, um projeto que vem servindo de incentivo para os agricultores e agricultoras envolvidos/as, onde os mesmos têm um espaço para vender seus produtos, aumentando a renda, gerando empregos e qualidade de vida. 

Segundo dados do IBGE de 2019, a agricultura familiar brasileira representa cerca de 5,1 milhões de estabelecimentos rurais. A renda do setor responde por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e por 74% da ocupação de mão de obra no campo. Dados do último Censo Agropecuário demonstram que a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.


Já Águas Belas tem 43.686 habitantes, sendo 15.671 na zona rural e 24.564 na zona urbana (IBGE Estimado 2020), tendo um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,526 (IBGE 2010). O município é de tradição agropecuária, com um rebanho estimado em 39.934 bovinos, 6.597 caprinos, 20.708 ovinos, 1.032 suínos e 144.462 galinhas (IBGE 2020). O município também produz feijão, milho, mandioca e frutas. A região em torno de Águas Belas, como os municípios de Iati e Itaíba possuem características semelhantes, como a grande quantidade de assentamentos e de agricultores e agricultoras familiares.

A jovem produtora agroecológica Mayara, que também é técnica em agroecologia, está vendendo os seus produtos no evento e se sente honrada com a sua produção de alimentos saudáveis. “Estamos trabalhando com produção agroecológica olhando para a questão do bem-estar, não utilizando nenhum tipo de agrotóxico e de veneno. Na nossa propriedade, que é uma área de meio hectare, criamos porco, galinha, peixe e produzimos hortaliças. Sempre tivemos o sonho de produzir alimentos e viver do nosso trabalho”.


“A Festa da Agricultura Familiar é um importante espaço de comercialização da produção da agricultura familiar local, de oferecer comidas típicas da região, apoiar o desenvolvimento sustentável local e colaborar para que a sociedade veja a importância da agricultura familiar para o município e para o País”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“Para nós, enquanto prefeito e agricultor familiar, vindo do movimento sindical, é muito importante realizar este evento. Desde 2002 que a gente consegue fazer essa feira com o apoio do Sindicato, da FETAPE e da CONTAG. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e os canais de comercialização dos seus produtos”, disse o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo.

Aristides Santos aproveitou a realização deste grande evento para parabenizar o trabalho desenvolvido pelo STTR de Águas Belas. “É um Sindicato bem organizado e que realiza ações em todas as áreas, cumpre a paridade de gênero e a participação ativa da juventude, tem representantes nos espaços políticos e faz um bom diálogo com a sociedade”, elogiou o dirigente da CONTAG.

“Essa feira representa para nós uma estabilidade econômica para o nosso município. Temos muitos agricultores e agricultoras apresentando os seus produtos e comercializando. O Banco do Nordeste está liberando mais de R$ 2 milhões para várias linhas, priorizando projetos do município. Foram mais de 30 cartas de concessão entregues nesse momento. Também é um evento importante para mostrar a força do movimento sindical, não só de Águas Belas, mas de todo o estado de Pernambuco e do Brasil”, ressaltou Tavares Leite da Silva, presidente STTR Águas Belas.

Outra importante ação realizada em parceria entre o STTR e a prefeitura é a ajuda aos agricultores e agricultoras familiares endividados com as parcelas do crédito rural do Banco do Nordeste por conta da perda de produção pelas condições climáticas. “Foi apresentado um projeto de lei de renegociação de dívidas, beneficiando 183 famílias do município e, com isso, o Banco do Nordeste continuará com os investimentos que a agricultura familiar de Águas Belas merece”, explicou Tavares.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi, com informações do STTR de Águas Belas/PE.




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico