Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Jovens rurais da Região Centro-Oeste rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

02 de Dezembro de 2022


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
festival da juventude
jovens rurais
juventude rural
região centro-oeste

“Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Esse é o lema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado nos dias 25 a 27 de abril de 2023. E nessa trajetória de semear a resistência com os/as jovens do campo, da floresta e das águas para cultivar um mundo novo e melhor para todos/as, serão realizados cinco Festivais Regionais da Juventude Rural com Oficinas de Comunicação Popular. 

Já foram realizados os das Regiões Sul e Nordeste. Agora, nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, em Brasília/DF, foi realizado o Festival Regional da Juventude Rural envolvendo os estados da Região Centro-Oeste, exceto o Distrito Federal (GO, MT e MS), com a participação de mais de 30 jovens, além de dirigentes e assessorias das quatro Federações envolvidas e da CONTAG. A atividade contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a parceria da Repórter Brasil na realização de oficina prática de comunicação.


O Festival Regional dedicou boa parte da sua programação para a realização de oficinas de comunicação popular, de oratória e de prática para a produção de vídeos. Essas oficinas foram bem participativas, realizadas pela Assessoria de Comunicação da CONTAG e por profissionais da ONG Repórter Brasil. Um dos objetivos foi preparar os/as jovens para participarem da construção do Plano de Comunicação do 4º Festival Nacional de Juventude Rural e para integrarem a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares coordenado pela CONTAG.


“Estamos realizando o nosso terceiro Festival Regional, dessa vez reunindo a juventude o Centro-Oeste, que foi muito participativa, conseguiu mostrar o que quer, dando muitas contribuições para a pauta do Festival Nacional, colocando os seus desafios e os seus desejos enquanto região”, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. 

A dirigente completou que os/as jovens gostaram muito da análise de conjuntura, das Oficinas de Comunicação em geral e que saíram bons encaminhamentos para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, principalmente quanto ao processo de mobilização e de participação efetiva. “Portanto, superou as nossas expectativas, principalmente por envolver jovens que participaram pela primeira vez de uma ação do movimento sindical”.


Ainda segundo a dirigente da CONTAG, o Festival Regional é um momento importante para fazer uma escuta aprofundada sobre a vida da juventude rural, a realidade das comunidades onde vivem, os desafios enfrentados, sobre o acesso à educação, entre outras políticas que visam garantir a sua permanência no campo e a sucessão rural familiar. Ao longo da programação também houve debate sobre a importância de a juventude participar do movimento sindical e dos espaços políticos para lutar por políticas públicas, bem como foi apresentado o Programa Jovem Saber, o Plano de Ação para o Trabalho com a Juventude Rural e sobre as cadeias produtivas e agricultura familiar.

O Festival foi finalizado com a aprovação das estratégias de mobilização e de organização dos/as jovens rurais da Região Centro-Oeste para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. 

A coordenadora de Jovens da FETAGRI-MT, Rosângela Lima Barros, destacou que os três estados participantes têm culturas diferentes, mas têm unidade na luta, o mesmo objetivo e a mesma determinação. “Estamos criando algo novo, estamos em processo construtivo, processo de conhecimento, de união, de compartilhar as nossas perspectivas com as lutas. Esse Festival Regional Centro-Oeste está marcando nossas histórias, estamos saindo alimentados de sabedoria, de conhecimento, de envolvimento. Quero parabenizar a Secretaria de Jovens da CONTAG por defender a bandeira da juventude e o quanto isso tudo é importante pra gente. Vamos sempre estar semeando resistência e cultivando um mundo novo, pois somos jovens, somos fortes e somos jovens que estaremos sempre lutando por nossa categoria. Somos o presente e o futuro de um novo mundo”, ressaltou.


A jovem Maria Eduarda Fonseca Mendes, de 19 anos, foi uma das participantes do Festival. “A experiência de participar do Festival do Centro-Oeste foi maravilhosa. Aprendi várias coisas que sempre tive curiosidade, mas que nunca alguém me ensinou anteriormente. Trouxe meu filho, de 6 meses, e tive todo o apoio no cuidado dele, possibilitando a minha participação no Festival. Adorei cada conversa, cada momento, foi muito participativo, formamos grupos e escutaram as nossas propostas”, avaliou a jovem.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico