Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIÁLOGO COM O GOVERNO
CONTAG reúne-se com ministro da Secretaria Geral da Presidência da República
WhatsApp

24 de Fevereiro de 2023


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
contag
festival da juventude
governo federal
governo lula
grito da terra brasil
marcha das margaridas
ministro márcio macedo

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, recebeu a Diretoria e assessoria da CONTAG na manhã desta sexta-feira (24) para dialogar sobre o calendário de ações coordenadas pela Confederação e sobre diversas demandas de interesse dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. 

A Diretoria da CONTAG esteve representada pelo presidente Aristides Santos, pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e pela secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues. Aristides Santos iniciou a conversa destacando a importância da Secretaria Geral da Presidência da República na articulação política e na relação direta com a Presidência e com todos os Ministérios e, nesse sentido, é fundamental no diálogo com a Confederação e toda a sua agenda de ações e negociações com o governo federal, a exemplo do Grito da Terra Brasil, Plano Safra, 4º Festival Nacional da Juventude Rural e Marcha das Margaridas 2023.

Além de falar que, em breve, a CONTAG deve apresentar as pautas de negociação para o Plano Safra, GTB e Festival da Juventude, ainda no mês de março, e da Marcha das Margaridas para meados desse ano, os/as dirigentes demonstraram o interesse de a Confederação ter representação no Conselho de Participação Popular, bem como a preocupação com essa composição por ser um espaço estratégico de escuta da sociedade na reconstrução do País. Aristides também destacou que, em dezembro, a CONTAG completará 60 anos e que, ao longo do ano, serão realizadas diversas atividades e que enviará ao ministro da agenda para garantir participação de representação do governo nos diversos momentos.


Outro tema em discussão foi a atenção que o ministério deve ter no acompanhamento de projetos em tramitação no Congresso Nacional de interesse dos povos do campo, da floresta e das águas e também polêmicos que precisam ter uma incidência política, a exemplo dos vetos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), sobre o Terrorismo, o combate à corrupção eleitoral, entre outros.

A pauta da seca no Rio Grande do Sul também foi apontada como uma agenda urgente. Mesmo com a ida de alguns ministros e anúncio do governo de algumas medidas emergenciais nesta quinta (23), parte da pauta apresentada pela CONTAG, FETAG-RS e STTRs ainda não foi contemplada. Aristides cobrou uma atenção especial a essa pauta, destacando os fortes impactos causados pelo terceiro ano de rigorosa estiagem no estado, cobrando inclusive, caso as negociações não avancem nos próximos dias, que o ministro articule audiências com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o próprio presidente Lula.

Para encerrar os temas da reunião, a CONTAG socializou sua preocupação com a demora na indicação da Presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e, consequentemente, das Superintendências Estaduais, o que vem gerando uma total paralisação das ações de reforma agrária, de desenvolvimento dos assentamentos e regularização fundiária.

O ministro Márcio Macedo agradeceu a presença e o apoio da CONTAG e reconheceu a importância da Confederação, de suas Federações e Sindicatos. “Existe uma relação muito forte do governo e do próprio presidente Lula com a CONTAG. E esse ministério é realmente um espaço para manter essa relação próxima com os movimentos sociais. A reconstrução do País passará pelas mãos do governo e dos movimentos organizados”.

Quanto aos pontos levantados na reunião, o ministro e sua equipe se colocaram à disposição para receber as pautas do Grito da Terra Brasil, do Plano Safra, do Festival da Juventude e da Marcha das Margaridas, bem como de ter participação ativa nas negociações e nos eventos em si, inclusive na articulação para garantir a participação do presidente Lula. O ministro destacou bastante o grande interesse do governo no 4º Festival Nacional da Juventude Rural e na Marcha das Margaridas 2023. “O governo tem interesse na organização da juventude. Vamos tentar resgatar o Plano Nacional de Sucessão Rural. Sobre a Marcha das Margaridas, considero como uma ação muito simbólica. E estamos à disposição para ajudar.”

Sobre a participação popular, disseram que o sistema deve começar a funcionar no mês de março e visa trabalhar a intersetorialidade com os diversos ministérios e que essa iniciativa contribuirá nesse acompanhamento das pautas que serão entregues pela CONTAG já no próximo mês. Quanto ao Conselho, que é um desejo do presidente Lula, o ministro garantiu que será composto por organizações representativas da sociedade, a exemplo da CONTAG.

Também ressaltaram que estão terminando de compor a assessoria parlamentar do ministério, que terá esse papel de acompanhar os projetos de interesse da sociedade em tramitação no Parlamento. O ministro também se colocou à disposição para ajudar a avançar nas negociações sobre a pauta da seca no Rio Grande do Sul.

O presidente da CONTAG avaliou positivamente esse primeiro diálogo com o ministro Márcio Macedo. “Esse foi o primeiro momento de diálogo com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Avaliamos que ele e sua equipe demonstraram uma boa receptividade a nossa pauta e firmou o compromisso de colaborar nessa articulação com a Presidência da República e com os ministérios para que as propostas avancem internamente no governo”, avaliou Aristides.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico