Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Brasil retoma os trabalhos da REAF com participação das organizações representativas
WhatsApp

12 de Maio de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
mercosul
reaf

Após os últimos anos sendo tratada com descaso pelo governo passado, a Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF) retomou os trabalhos no Brasil com uma Seção Nacional lotada, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 11, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Dado o histórico mencionado, esse foi considerado pela organização e pelos/as participantes como um relançamento da Seção Nacional Brasileira da REAF.

A atividade foi marcada pela presença de distintas representações do governo federal, de órgãos como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE), anfitrião da atividade. Mas o destaque de participação foi mesmo para as organizações representativas da Agricultura Familiar, entre elas a CONTAG, e outros movimentos ligados ao setor, que estavam afastadas dos processos da REAF desde 2019, e para este momento foram convidadas pelo governo para voltarem a contribuir nos debates da Reunião, marcando a retomada da participação social neste importante espaço de articulação política em favor da Agricultura Familiar.

Além da CONTAG, representada por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, e assessorias de algumas pastas da organização, participaram também outras organizações, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre outras.


A Seção Nacional tem o papel de preparar as representações do governo e da sociedade para a participação qualificada na Seção Regional da REAF. A próxima edição da Regional acontecerá ainda esse mês, sob presidência pró-tempore da Argentina, e no segundo semestre será a vez do Brasil. O encontro de hoje buscou abordar algumas questões da seção na Argentina e começar a pensar na edição brasileira. 

Para abrir os trabalhos com uma mensagem positiva e inspiradora por parte das organizações, a assistente da Secretaria de Jovens da CONTAG, Lyvian Sena, propôs uma mística que contou com pensamentos de Paulo Freire e desfile das bandeiras de algumas das organizações presentes. Na sequência, o ministro do MDA, Luiz Paulo Teixeira, deu as boas-vindas aos presentes e, em seu discurso, lembrou que um dos principais desafios do Brasil atualmente é a segurança e soberania alimentar, e completou: “Penso que temos que fortalecer a Agricultura Familiar, aumenta-la, apoia-la, protegê-la, e agregar valor, para vencer esse desafio”.  


Mazé Morais foi convidada para falar na abertura política da reunião em nome das organizações representativas, e fez questão de valorizar a reintegração das organizações à REAF brasileira e as pautas de gênero presentes no espaço. “Nós da CONTAG, que estamos em pleno processo de construção da Marcha das Margaridas, apreciamos muito os esforços para a construção da agenda de gênero dento da REAF, e como se incorporou a questão do gênero como um dos eixos estruturantes no diálogo em torno das políticas públicas específicas para a agricultura familiar”, comentou Mazé.

Dois momentos da reunião foram para apresentação de informações e trabalhos preparados pelo governo brasileiro para serem levados para a REAF na Argentina, no tema de Mudanças Climáticas e Compras Públicas, em especial sobre a experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Também houve uma parte do encontro dedicada a olhar para os avanços do Brasil em relação à Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas, e o que pode ser melhorado no Plano Brasileiro sobre esta agenda. 


A Seção teve momentos para intervenção das entidades representativas, e Alberto Broch aproveitou a oportunidade para reforçar a esperança de novos tempos para a negociação política em torno de políticas para a agricultura familiar: “O Brasil voltou com uma expectativa enorme de todo o mundo, especialmente aqui na América do Sul, e por isso concordamos com essa ideia de que temos que fazer melhor do que já fizemos. São outros desafios, e não basta fazer apenas o que já fizemos. E é muito simbólico fazer essa Seção aqui no Itamaraty, mesmo lugar que fizemos a 2ª Seção Nacional da REAF”, disse o vice-presidente da CONTAG.

Ao longo da reunião, a CONTAG e as organizações companheiras aportaram propostas sobre as prioridades e possibilidades para discussão com os outros países do Mercosul que participam da Reunião Especializada. A 37ª REAF acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio em Buenos Aires, na Argentina. A edição do Brasil está prevista para o próximo semestre deste ano. 

Fonte: Gabriella Ávila – Jornalista da COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico