Como membro da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA), grande entidade sindical internacional que reúne organizações de diferentes categorias profissionais ligadas à produção e comercialização de alimentos de distintas regiões do mundo, a CONTAG participou nesta semana de uma reunião presencial do Grupo Profissional Mundial de Trabalhadores Agrícolas (GPTA).
O grupo é composto pelas organizações que representam os trabalhadores e trabalhadoras do setor agrícola neste espaço sindical internacional, e a CONTAG foi convidada a contribuir com o debate a partir de suas percepções e avaliações sobre a realidade da agricultura familiar no Brasil e na América Latina nesse contexto. Quem representou a Confederação nesta missão foi o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.
O encontro aconteceu em Genebra, na Suíça, nos dias 7 e 8 de novembro, e nesses dois dias foram promovidos importantes debates sobre temas como a saúde e segurança de trabalhadores(as) agrícolas, a ampla utilização de agrotóxicos, o direito à alimentação no contexto da crise climática, a insustentabilidade dos sistemas alimentares atuais, e muitos outros que fazem parte da dinâmica de trabalho neste setor.
Convidado a falar em um dos painéis da programação da atividade, Alberto Broch abordou temas essenciais como a urgência em acabar com o trabalho infantil na agricultura e a importância da valorização e fortalecimento da agricultura familiar como questão estratégica para garantir a segurança e soberania alimentar dos povos. “Aproveitei para reforçar também a necessidade de os governos garantirem os direitos de todos os homens e mulheres que vivem no campo, para que possam exercer o trabalho em seus territórios com dignidade”, comentou o dirigente.
Além de estimular a reflexão e debate sobre esses temas, Broch também aproveitou a oportunidade de estar frente a frente com líderes de dezenas de organizações ligadas à agricultura para articular com elas sobre a Marcha das Margaridas e o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, ações políticas de massa que a CONTAG promoverá em 2023 no Brasil. O objetivo é sempre buscar o fortalecimento das relações internacionais para avançar nas pautas da agricultura familiar.
O último dia de reunião contou com uma eleição de dirigentes para a direção do GPTA nos próximos quatro anos. Alberto Broch foi indicado e eleito como vice-presidente dessa gestão, e a presidência ficou com uma dirigente mulher de uma organização do Reino Unido.
Fonte: Jornalista da COPROFAM – Gabriella Ávila