Nos dias 17 a 20 de setembro, Bogotá, capital da Colômbia, foi sede de duas reuniões importantes da delegação latino-americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) e do Comitê do Grupo Profissional de Trabalhadores Agrícolas (GPTA).
Durante o encontro da delegação latino-americana, na terça-feira (17), foram abordados e analisados os diferentes problemas vividos pelos países latino-americanos, ao mesmo tempo que foram levantados os principais desafios que a UITA e suas organizações filiadas enfrentam para o futuro. O momento foi uma preparação para a reunião anual do GPTA, que aconteceu nos demais dias.
O Encontro do Grupo Profissional de Trabalhadores Agrícolas (GPTA) da UITA analisou os desafios do setor agrícola global. Delegados, delegadas e observadores de vários países apresentaram os principais problemas enfrentados por trabalhadoras e trabalhadores do setor, os impactos das alterações climáticas, o uso indiscriminado de agroquímicos, a violação dos direitos trabalhistas e sindicais, a crescente concentração de terras em poucas mãos, os avanços da extrema-direita, a violência e a repressão.
A CONTAG é uma das entidades da América Latina que compõe esse espaço político e foi representada no encontro por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais Alberto Broch, que também é vice-presidente do GPTA.
O dirigente compartilha que “essas reuniões acontecem oficialmente todo ano, reunindo o setor da agricultura da UITA. Nós levantamos uma proposta, que foi aprovada, para discutirmos sempre mais a questão da agricultura familiar. Criaremos um grupo estratégico para levar o fortalecimento e a voz da agricultura familiar em todos os espaços de atuação da UITA.”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG