Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMBATE À FOME
Reinstalada a Frente Parlamentar Mista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e de Combate à Fome no Brasil
WhatsApp

03 de Maio de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
alimentação saudável
combate à fome
contag
soberania e segurança alimentar

A insegurança alimentar volta a atingir mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras, segundo estudo publicado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). A volta do Brasil ao Mapa da Fome vem sendo denunciada nos últimos anos e a CONTAG é uma das organizações que vem defendendo maior investimento na agricultura familiar para o aumento da produção de alimentos como uma das estratégias de enfrentamento da fome e da pobreza.

A Diretoria da CONTAG esteve presente na reunião de reinstalação da Frente Parlamentar Mista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e de Combate à Fome no Brasil, ocorrida na noite desta quarta-feira (03), na Câmara dos Deputados. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou que o problema da fome no País é estrutural e que o governo precisa garantir orçamento para a agricultura familiar para fazer esse enfrentamento.


“O grande desafio do Governo Lula e dos Conselhos (Consea, de Participação Social e de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável) é articular essa questão do combate à fome de uma forma ampla, porque a fome é estrutural. A fome também está no campo, onde as pessoas tem pouca terra ou não tem terra, ou não conseguem acessar as políticas pública. Para combater a fome precisa ter emprego, renda, ter acesso à terra”, pontuou Aristides Santos. 

Quanto ao orçamento para a agricultura familiar, o presidente cobrou que a União e o Congresso Nacional priorizem o setor que, de fato, produz comida de verdade. “Quando formos discutir o orçamento da União, vamos realmente ver se a questão da fome será tratada como uma política estrutural ou apenas terá o objetivo de retirar o Brasil do Mapa da Fome.”

A reunião de reinstalação foi coordenada pelo deputado Padre João (PT-MG), que relembrou que a fome voltou a ser uma ameaça aos brasileiros e brasileiras com o desmonte das políticas públicas nos últimos seis anos e com a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). “A escalada da fome no Brasil, infelizmente, está expressa em pratos cada vez mais vazios, em olhares cada vez mais preocupados em números permanentes e em rápida ascensão. A extinção do Consea no primeiro dia do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, como primeiro ato do seu governo, foi uma afronta a todo o povo brasileiro. Só que isso não conseguiu deter a organização do povo. Inclusive, aconteceu até uma Conferência Popular. Continuaram as lutas nos estados, nos Conseas estaduais, e mesmo em âmbito nacional. Agora, esse relançamento é momento de retomada, de reconstrução das políticas que visam enfrentar o cenário de fome e de pobreza no País”, ressaltou o parlamentar.


A presidenta do Consea, Elisabetta Recine, também participou da reinstalação da Frente Parlamentar e falou do importante papel do Conselho nesse processo de enfrentamento da fome. “O Consea tem esse papel de trazer pra dentro do pensar da política pública do Estado brasileiro toda a experiência acumulada, todo o conhecimento acumulado, todas as propostas acumuladas da sociedade civil. É importante lembrar que o Consea é um dos conselhos de políticas públicas que tem a maior diversidade de representação e isso não é difícil de pensar se a gente considerar que quando a gente fala de segurança alimentar e nutricional nós estamos falando de todos os processos, de todas as dimensões que envolvem a terra, a semente, quem nela trabalha, o que é produzido, como é produzido e todo esse caminho que esse alimento faz até chegar no prato das pessoas ou não chegar no prato das pessoas e o que acontece depois disso”, explicou. 

Elisabetta acrescentou: “Acabar com a fome é um direito humano. Todas as pessoas têm o direito de estarem livres da fome, não importa quem seja. Esse acabar com a fome tem que estar ligado com a garantia da alimentação adequada e saudável.”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, também participou do evento e destacou algumas medidas que o governo federal está tomando com o intuito de estimular a produção de alimentos saudáveis e de enfrentamento à fome. “O Brasil é um país tido como uma potência agrícola. E esse país, nos últimos anos, cresceu muito do ponto de vista da produção de grãos. Mas, as políticas públicas foram desmontadas para a produção de alimentos para o mercado interno. O Brasil diminuiu a área plantada de arroz, feijão, mandioca e o desmonte do conjunto de políticas públicas resultou também não só na diminuição da área plantada de alimentos, mas também gerou 33 milhões de brasileiros e brasileiras que estão em insegurança alimentar grave.”

O ministro aproveitou para destacar quatro programas anunciados pelo presidente Lula e que estão sendo trabalhados para estimular a agricultura familiar e que visam contribuir para aumentar a produção de alimentos saudáveis: a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), compras públicas de alimentos produzidos pela agricultura familiar e aumento da mistura do biodiesel. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico