Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Conjuntura política e econômica e a Água são temas debatidos na Sessão Brasileira da REAF
WhatsApp

26 de Outubro de 2015


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

A Sessão Brasileira da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF), que ocorreu na terça-feira passada (20) com a agenda da sociedade civil e quarta-feira (21) com a agenda oficial, teve como objetivo principal fazer uma leitura da conjuntura brasileira e do Mercosul. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, disse que nessa leitura foi confirmado que o Brasil e o Mercosul passam efetivamente por um momento politicamente difícil e economicamente comprometido, e que o Mercosul tem um papel fundamental para articular um novo caminho e uma nova agenda positiva para o Brasil e para a região. Além dessa análise da conjuntura, a REAF também propiciou uma discussão efetiva de cada um dos grupos de trabalho, bem como as tarefas que ficaram pendentes desde a sessão ainda na Presidência Pro-Tempore Brasileira do 1º semestre, face à XXIV REAF Regional, que tem a Presidência Pro-Tempore do Paraguai.

Segundo o dirigente da CONTAG, outro item fundamental em discussão foi a retomada do tema da Água em duas frentes: a água como território – discutida no GT de Reforma Agrária, onde muitos agricultores e agricultoras familiares, em determinadas épocas do ano, sobrevivem da pesca artesanal; e água como bem de consumo, tanto humano quanto para produção. “São duas frentes muito fortes e interessantes, pois poderemos conhecer a realidade do Mercosul, as leis dos países da região relacionados a esse tema e referências para serem criadas políticas comuns em torno da questão da água. E temos impactos grandes nessa temática, seja no caso da mudança climática ou no próprio consumo. Temos estados brasileiros com outorga d’água e outros com uso irracional. Portanto, existe todo um debate sobre como trabalhar para atender a legislação brasileira e, sobretudo, buscar algo comum para o país e para a região”, avaliou Willian.

A Sessão Brasileira da REAF também colocou em discussão o protocolo sanitário. Partindo da experiência da Argentina, espera-se avançar nesse estudo junto aos países do Mercosul, também no mesmo intuito de buscar as melhores experiências, entendendo em uma primeira vista que o da Argentina é o que tem maior proximidade com a Agricultura Familiar. “A proposta é que o estudo sobre esse tema seja aprofundado. Hoje, temos o Selo da Agricultura Familiar e vários países também estão construindo os seus selos. No Brasil, esse selo precisa ser adequado. Então, olhando para os protocolos sanitários e para o selo da Agricultura Familiar, talvez tenhamos em um médio prazo um reconhecimento do Selo da Agricultura Familiar e a possibilidade de, muito mais que os protocolos sanitários, ter uma identificação do produto e de sua origem, e a perspectiva de em médio e longo prazos ter a comercialização dos produtos da agricultura familiar no Mercosul”, informou o dirigente, que completou que essa iniciativa é importante e fundamental na perspectiva da garantia de segurança e soberania alimentar da região, sobretudo olhando pelos aspectos de saúde e qualidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Durante a Sessão, a sociedade civil reafirmou a partir da sua declaração todas as suas proposituras anteriormente apresentadas à REAF e os acordos acertados, para que os mesmos se efetivem e fortaleçam a agricultura familiar de fato e de direito.

Todos esses temas tratados na Sessão Brasileira serão aprofundados na XXIV Sessão Região, nos dias 23 a 27 de novembro, em Assunção, Paraguai, e a CONTAG estará presente, defendendo e lutando sempre pelos interesses e avanços na Agricultura Familiar. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico