Na manhã desta terça-feira (21), a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e sua equipe técnica participaram de um importante encontro com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A reunião teve como objetivo fazer um balanço das ações realizadas pelo Governo Federal em 2024, apresentar as demandas ainda pendentes dos agricultores e agricultoras familiares e alinhar expectativas e prioridades para 2025.
O ministro do MDA, Paulo Teixeira, destacou a importância do diálogo: "Antes de iniciar o planejamento do Ministério, da Conab, do Incra e da Anater, viemos ouvir a CONTAG para entender como os programas do Governo Federal estão impactando a base. Agradeço profundamente à direção da CONTAG pela parceria e contribuição.”
Mazé Morais, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG reforçou a relevância do momento: "Com esse balanço, o governo pôde ouvir a CONTAG e nossa base, pois estamos presentes nos territórios e conhecemos os anseios dos agricultores e agricultoras familiares. Entre as nossas prioridades, destaco o aumento do orçamento de 2025 para programas essenciais, como os quintais produtivos."
Embora 2024 tenha sido um ano recorde em investimentos para a agricultura familiar e a reforma agrária, os participantes enfatizaram a necessidade de ações mais amplas e transformadoras.
"Foi um debate franco e construtivo com MDA, que permitiu avaliar o que já foi entregue e ouvir as reivindicações dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Ficou evidente o compromisso de construir um planejamento alinhado à realidade do campo brasileiro. Nossa expectativa é que, com base nesta avaliação, possamos ampliar o orçamento do MDA e implementar políticas públicas ainda mais eficazes e que cheguem na vida das pessoas que estão lá na base," avaliou Aristides Santos, presidente da CONTAG.
Como encaminhamento, ficou acordado que uma nova reunião será realizada em março ou abril de 2025, com o objetivo de monitorar as ações implementadas e atualizar o balanço para o próximo ano.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG