Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Governo Lula recria ministério específico para a agricultura familiar e nomeia Paulo Teixeira como ministro
WhatsApp

29 de Dezembro de 2022


Ed Alves/CB/D.A Press
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
contag
desenvolvimento agrário
lula
mda
ministro do mda
paulo teixeira

O presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a promessa feita durante a campanha de recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário para trabalhar as demandas específicas da agricultura familiar. O ministro desta pasta, que será chamada de Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, será Paulo Teixeira (PT-SP) e foi anunciado nesta quinta-feira (29) por Lula.

Lula anunciou também outros 15 nomes para completar o total de 37 ministérios do novo governo. Entre eles, foram anunciadas Marina Silva (Rede-SP) para o Meio Ambiente, Sônia Guajajara (Psol-SP) para o Ministério dos Povos Originários, e Simone Tebet (MDB-MS) para o Planejamento. Também informou que mulheres irão assumir a presidência da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) foi uma das grandes articuladoras, junto a outros movimentos sociais, da recriação do Ministério do Desenvolvimento e Agricultura Familiar. A negociação com o novo governo, inclusive durante a transição, no GT do Desenvolvimento Agrário, é de que o MDA tenha uma estrutura mais robusta em relação aos governos anteriores do PT, com mais orçamento, com a retomada de políticas estruturantes para os povos do campo, da floresta e das águas, bem como a reestruturação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para atender mais famílias, entre outras propostas.

Ao anunciar o ministro para essa pasta, tivemos a confirmação de sua recriação e o sentimento é de esperança e de boas perspectivas para a agricultura familiar brasileira. Foram quatro anos de invisibilidade para o nosso setor, com o desmonte de várias políticas, a exemplo dos programas de compras governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da habitação rural, da educação do campo e da previdência rural. Na sua primeira entrevista após o anúncio de seu nome, o ministro disse que “nós precisamos nos concentrar para alimentar o povo, produzir comida, produzir alimentos e, ao mesmo tempo, fazer com que esses alimentos cheguem ao povo brasileiro com um preço barato. E investir muito na agricultura familiar, na agricultura que produz alimentos para o mercado interno. Acho que essa é a preocupação”, e ressaltou o compromisso do presidente Lula com o combate à fome.

A CONTAG abrirá um diálogo com o ministro do MDA, Paulo Teixeira, para apresentar e negociar a pauta da agricultura familiar brasileira e vai manter a sua independência e autonomia para representar e garantir ainda mais conquistas e melhores condições de vida para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.

É importante destacar que a CONTAG não dialoga apenas com o ministério específico da agricultura familiar. A Confederação pauta anualmente, no Grito da Terra Basil, e a cada quatro anos na Marcha das Margaridas e nos Festivais da Juventude Rural, bem como em outras mobilizações, as áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Trabalho, Previdência Social, Direitos Humanos, Mulheres, Integração e Desenvolvimento Regional, Esportes, Cidades, Comunicações, entre outras. Agora também teremos, pela primeira vez na história do País, o Ministério dos Povos Indígenas, com pautas diretamente relacionadas às demandas dos povos do campo, da floresta e das águas. Também comemoramos a recriação de Ministérios como os da Cultura, Pesca, Igualdade Racial e Esportes.

A CONTAG ressalta, ainda, a quantidade de mulheres, de pessoas pretas, ligadas aos direitos humanos, e de perfis técnicos e políticos anunciados para os ministérios. Além do PT, são oito partidos representados no primeiro escalão. É provável ainda que PV, Pros, Avante e Solidariedade estejam no segundo escalão. 10 ministérios são ocupados por pessoa sem filiação direta a um partido, mas com compromisso e conhecimento sobre a pasta, como Nísia Trindade da Fiocruz no Ministério da Saúde e Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos. 

O balanço que a Confederação faz é de que foi montado um grupo que representa essa frente ampla em defesa da democracia e comprometida com a reconstrução do País. Desejamos êxito ao novo governo e a CONTAG estará à disposição para ajudar nesse processo, assim como contribuiu na transição com os GTs de Desenvolvimento Agrário, de Previdência e de Mulheres com nomeação, além de participar de diversos outros como colaboradora.

Diretoria da CONTAG 



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico