Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Seminário Nacional destaca potencial da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis e nutritivos
WhatsApp

26 de Julho de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
alimentos saudáveis
década da agricultura familiar
segurança alimentar
semana da agricultura familiar

Em celebração à Semana da Agricultura Familiar, de 24 a 30 de julho, a CONTAG, Federações e Sindicatos realizaram um Seminário Nacional reunindo centenas de pessoas de todo o País, entre agricultores e agricultoras familiares, dirigentes e assessores(as) sindicais, parlamentares e convidadas(as), por meio de plataforma virtual na tarde desta terça-feira (26). 

Ao longo de toda a tarde, os painéis e as contribuições reafirmaram a importância da agricultura familiar para quem vive dela e também para quem depende dela para viver.

O Seminário contou com mística, abertura política, lançamento de vídeo institucional que traz as cadeias produtivas da agricultura familiar, apresentação de vídeo sobre experiências de mulheres e jovens, painéis sobre os temas “Protagonismo das mulheres e dos(as) jovens na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis”, “A contribuição socioeconômica e ambiental da Agricultura Familiar para o desenvolvimento rural sustentável”, “Produção familiar é mais diversidade, cores e sabores para a culinária brasileira”, e a Década da Agricultura Familiar: oportunidade e compromissos para fortalecer a agricultura familiar”.


Neste Seminário, a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, apresentou alguns conteúdos que integram o Anuário da Agricultura Familiar, que será lançado ainda esta semana pela CONTAG. Este documento passará a ser produzido anualmente pela Confederação, reunindo dados sobre a agricultura familiar, que indicam o quanto o segmento é e pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento do País se tiver o devido apoio governamental e o entendimento de toda a sociedade acerca da sua valorização e reconhecimento.

Ao longo da programação, alguns parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e do Núcleo Agrário do PT participaram e contribuíram com os debates, a exemplo do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), do deputado Vilson da FETAEMG (PSB-MG) e do deputado Airton Faleiro (PT-PA).

Os parlamentes destacaram a luta que travam no Congresso Nacional para aprovar orçamento e outras medidas para fortalecer a agricultura familiar e a reforma agrária, a preservação ambiental e combater a fome, por exemplo.

As dirigentes da CONTAG, Vânia Marques Pinto e Mônica Bufon, deixaram suas mensagens no Painel sobre “Protagonismo das mulheres e dos(as) jovens na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis”. Destacaram alguns pontos, principalmente os desafios enfrentados por estes sujeitos, como o alto índice de jovens e mulheres que deixam o meio rural, a falta de políticas públicas e outras questões que dificultam a sucessão rural.

O Painel “Produção familiar é mais diversidade, cores e sabores para a culinária brasileira” contou com duas convidadas: Paula Bandeira – Chef de cozinha e confeitaria, pesquisadora de ingredientes brasileiros e da cozinha afro brasileira; e Raquel de Andrade Cardoso Santiago – Nutricionista e Gastrônoma, Doutora em Saúde Pública e Pós-Doutora em Alimentos. As duas trouxeram contribuições sobre suas vivências na área gastronômica e nutricional com a utilização de alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar.


“No meu restaurante privilegio produtos da agricultura familiar e vejo com muita preocupação os hábitos alimentares da população. São pessoas se alimentando por cápsulas. Esse é um trabalho de persistência e é muito bom saber que não estamos sós”, disse a chef Paula Bandeira.

Quanto a essa questão dos hábitos alimentares, a nutricionista Raquel Santiago destacou algumas mudanças que são necessárias. “fortalecer a conservação e o manejo sustentável da agrobiodiversidade; propor ampliação do número de espécies nativas utilizadas; rever dietas simplificadas; e propor programas e estratégias: ações transversais.” E completou: Um prato quanto mais diversificado e colorido é melhor. Precisamos conhecer o valor nutricional da nossa biodiversidade e ter uma agricultura mais sustentável e sensível a nutrição.”

Já no Painel sobre a Década da Agricultura Familiar, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, abriu o debate falando da importância dessa agenda global, dos desafios colocados e dos avanços já obtidos ao longo dessa caminhada.

Neste mesmo painel, as coordenações regionais da CONTAG fizeram suas contribuições, destacando suas agendas locais em celebração da Semana da Agricultura Familiar, de quanto é estratégico ampliarmos o diálogo com outros setores e com a sociedade em geral para avançarmos no fortalecimento da agricultura familiar e na valorização da luta do movimento sindical. Também foi momento de denúncia sobre o avanço da monocultura e do desmonte das políticas públicas; bem como da necessidade de avaliar o que já foi construído ao longo da Década da Agricultura Familiar.

“Foi importante celebrarmos a Semana da Agricultura Familiar neste Seminário Nacional. Temos muitos desafios e temos que assumir nossas responsabilidades. Aqui, no Brasil, estamos retrocedendo em várias políticas e precisamos retomar várias ações. Precisamos ganhar mentes e corações para termos, novamente, um Brasil mais justo e igualitário. Sem agricultura familiar e sem reforma agrária não teremos um país melhor, com comida suficiente e saudável para alimentar toda a população. Precisamos de um mundo onde o ser humano seja valorizado e não o dinheiro e o poder. Nesse caminho, conseguiremos transformar o campo em um lugar melhor para viver”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Viva a Agricultura Familiar!



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico