Contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar brasileira é uma das principais missões da CONTAG. Agricultores e agricultoras familiares possuem um papel estratégico na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, na preservação ambiental, na função social da terra, na cultura rural e no desenvolvimento rural sustentável e solidário, tão importantes para combater a fome e a miséria.
Essa reflexão está sendo aprofundada nos Encontros Territoriais sobre Políticas Públicas: A terra como espaço de produção de alimentos saudáveis e de bem viver, previsto para acontecer 27 encontros territoriais nas 5 regiões brasileiras, coordenados pela Secretaria de Política Agrária da CONTAG. O objetivo é capacitar lideranças dos territórios para atuação juntos aos três poderes para reivindicar direitos e propor políticas públicas para garantir o acesso à terra, créditos, financiamento, infraestrutura e outras políticas sociais que garantam qualidade de vida às famílias.
“A nossa atividade para discutir questões de reforma agrária, de programa de crédito fundiário, desenvolvimento da produção local e nos assentamentos é muito importante porque, além da gente levar informações e conhecimento para as pessoas, também trazemos muitos dados que vão ser importante nas nossas negociações com o Governo Federal”, afirma o secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos.
A metodologia dos encontros prevê exposição dialogada em plenárias e momentos para trabalho em grupo. Momentos para o compartilhamento de experiências entre os assentados(as) da reforma agrária, acampados(as), beneficiários(as) do crédito fundiário, lideranças e assessorias das Federações e Sindicatos e convidados(as) de outras organizações parceiras.
Até o momento, foram realizados encontros nos municípios de Campo Grande (MS), Barra do Bugres (MT), Arapiraca (AL) e estamos, nesse momento, em Pesqueira (PE).
“Os dados coletados nestes encontros serão de grande valia, em especial, para o Grito da Terra Brasil e para as demais atividades realizadas pela CONTAG. Então, são 27 encontros que vão ser feitos e um deles é esse do Pernambuco, que nós vamos debater essa temática”, finaliza o secretário.
Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza